Substituído sem chutar sequer uma bola no gol do Atlético-MG, Gabigol foi o símbolo da falta de inspiração do ataque do Flamengo na derrota por 2 a 0 na tarde deste domingo (19) no Mineirão. Nacho e Ademir marcaram os gols da vitória do Galo, que foi superior durante toda a partida. Sem Bruno Henrique, lesionado, o Rubro-Negro foi muito previsível e se tornou presa fácil diante da zaga rival, que levou a melhor em quase todos os duelos individuais.
Na Live do Flamengo, transmitida pelo UOL Esporte após os jogos do Mengão, os jornalistas André Rocha e Renato Maurício Prado criticaram bastante a atuação de Gabigol contra o Galo. O atacante, aliás, foi avaliado como um dos piores em campo e recebeu nota zero. Além de inofensivo, Gabigol teve dificuldade de posicionamento na defesa do Atlético-MG e voltou muitas vezes para buscar a bola, mas longe da meta rival. Resumindo: foi improdutivo.
"Gabigol não deu nenhum chute a gol hoje, como é que pode o artilheiro do time passar quase 90 minutos em campo e não chutar uma bola em gol? Está tudo errado, é terra arrasada, terra de ninguém, os jogadores não tem mais noção do que fazer em campo", detonou RMP.
"O goleador não dá um chute a gol em 90 minutos é a maior prova que o Gabigol está péssimo, física e tecnicamente, e que o time é um bando", acrescentou o colunista do UOL.
Segundo Rocha, Gabigol está jogando muito distante da meta adversária e se desgasta fisicamente com movimentações ofensivas que não contribuem à equipe. Para ele, uma das tarefas de Dorival Júnior será reposicionar o artilheiro rubro-negro em campo.
"O Gabigol está nessa situação que ele é quem manda no posicionamento e movimentação em campo. Ele sai da área toda hora para servir quem? Não tem ninguém para servir, então acrescenta muito pouco."
"Se não está bem fisicamente, mais um motivo para ficar perto da área para receber a bola, às vezes ele vem buscar a bola atrás do Matheuzinho, se movimenta, se desloca, se desgasta, fica longe da área, armando para jogadores que não sabem finalizar e ele não está na área para concluir as jogadas", analisou Rocha.
"Dorival tem que chegar e posicionar o Gabigol em campo, mostrar que ele não é o dono do time, Gabigol tem que estar a esperando a bola entre os zagueiros, para arrancar, se desmarcar e infiltrar. No meio e na ponta direita isso não vai acontecer", completou.
'Futebol desanimador'
Na opinião de Renato Maurício Prado, o pior da derrota do Flamengo não foi o resultado, mas o desempenho ruim e a falta de organização e combatividade do time. Foi apenas o terceiro jogo da equipe sob comando de Dorival Júnior, que assumiu há uma semana o questionado trabalho do antecessor Paulo Sousa.
"O resultado não é um desastre, perder para o Galo em Minas, desastre foi a atuação e a terra arrasada que o Dorival encontrou. O ataque é um nada, o meio de campo não cria nada e a defesa é um caos, se posicionam mal, cedem contra-ataques, perdem todos os rebotes e tomam gols."
"Foi triste a atuação do Flamengo, não foi nem um jogo duro e pegado, o Flamengo foi amplamente dominado no primeiro tempo e no segundo não criou nada. A bola simplesmente não chega, o time não consegue criar e concluir as tramas ofensivas, é uma coisa desanimadora", analisou RMP.
A má fase de Gabigol e do Flamengo se reflete nos números. Em 13 rodadas, o atacante rubro-negro marcou apenas 3 gols. Já o Fla chegou a sua quarta derrota nos últimos cinco jogos de Brasileirão e vê a possibilidade de briga pela ponta da tabela mais distante. Com apenas 15 pontos, estacionou na 14ª colocação.
A próxima edição da Live do Flamengo será na quarta (22), logo após a partida contra o Atlético-MG, pela Copa do Brasil. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Flamengo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no YouTube.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.