O Palmeiras venceu o São Paulo de virada na noite de ontem (20), por 2 a 1, em pleno Morumbi, e alcançou uma marca de 19 jogos sem saber o que é perder na temporada. Em 2022, já são 41 partidas disputadas, com 30 vitórias, oito empates e apenas três reveses —um aproveitamento de quase 80%.
Diante da grande fase do Alviverde, líder isolado do Brasileirão, nós convocamos os colunistas do UOL Esporte para opinarem sobre o seguinte tema: o Palmeiras tem adversário no Brasil? Confira as respostas:
É o melhor time do país hoje. O único com desempenho e resultados consistentemente bons. Não à toa, afinal faz um trabalho desde a base até o profissional, com sequência e investimento consciente. O que não quer dizer que não possa ser batido, afinal essa é a beleza do futebol: o mais fraco conseguir bater o mais forte.
ALICIA KLEIN
O Palmeiras teve um dia de Alemanha e dia de Real Madrid nas duas últimas rodadas. Construiu uma vantagem de 3 pontos (e um belo saldo de gols) pro Corinthians e de 7 pro segundo, terceiro e quarto colocados. Com isso, poderá jogar seu melhor nos confrontos mata-mata e administrar a gordura no Brasileirão. É promissora a situação do alviverde, mas tem muita coisa pra acontecer ainda.
AMARA MOIRA
No momento não parece ter concorrentes, tanto para a disputa nos pontos corridos quanto em jogos de 180 minutos no mata-mata. A capacidade de competir com regularidade é bem maior. A grande dúvida fica em relação à parte física, porque esse elenco queimou etapas de preparação para estar forte no Mundial e esse aparente ápice em junho costuma cobrar o preço em outubro/novembro. Os "antídotos" podem ser os contratados oxigenando o grupo e o ciclo virtuoso que faz o mental alimentar as pernas cansadas.
ANDRÉ ROCHA
Tem. Pouco tempo atrás, se perguntava o mesmo sobre o Flamengo, Mas, hoje, o maior desafio do Palmeiras é manter a própria regularidade.
ANDREI KAMPFF
Tem. Flamengo, Atlético-MG e os rivais de São Paulo são os que mais geram dificuldade, apesar de nem todos serem candidatos ao título. Além disso, o Palmeiras já perdeu pontos para Ceará, Goiás e Fluminense, por exemplo. Não há um domínio claro. Isso sem falar nos problemas de estrutura do futebol brasileiro que prejudicam mais os times em destaque, como o calendário absurdo que ocasiona desfalques por lesão e/ou convocações em data Fifa.
DANILO LAVIERI
Talvez volte a ter o Galo. Talvez?
JUCA KFOURI
Sim, o Palmeiras tem adversários, claro. O futebol brasileiro já nos mostrou diversas vezes que é difícil transformar o melhor trabalho em hegemonia. Calendário nefasto e arbitragens ruins são dois dos fatores de equilíbrio, por exemplo. Tampouco estamos falando do melhor elenco da galáxia. O encaixe do Palmeiras, o "combo" elenco/técnico/estádio, é o que está funcionando melhor no momento. Isso faz com que seja difícil derrotá-lo nos pontos corridos (maratona), mas está longe de ser imbatível a um ou dois jogos - ou seja, no mata-mata tem adversários (e muitos).
JULIO GOMES
É o favorito para ganhar o Brasileiro, mas tem adversários sim. Veja que, após 13 rodadas, tem apenas três pontos de vantagem sobre o Corinthians.
MENON
Hoje, não tem. Está muito à frente dos demais técnica, física, emocional e taticamente. Entrou na dimensão do encantamento, da magia, de fazer o impossível. Acho que já pode ser oficialmente chamado de a terceira academia.
MILLY LACOMBE
No momento, não! Mas, se Dorival engrenar no Fla e o Galo conseguir um treinador mais competitivo, tudo pode mudar. Mas, insisto: no momento, o Palmeiras é favorito para conquistar a quádrupla coroa (Paulista, Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores). Ah, e o Real Madrid que se cuide...
MILTON NEVES
Pela solidez de jogo que construiu, o Palmeiras hoje é mais forte do que todos seus concorrentes no país. Mas tem adversário no Brasil, sim. Tanto é que sofreu para derrotar o São Paulo nesta segunda (20).
PERRONE
No momento, não. Mas dificilmente o time vai manter essa invencibilidade e esse ótimo rendimento. Teremos jogos de mata-mata pela Libertadores e Copa do Brasil agora, uma sequência pesada. Abel vai precisar poupar alguns jogadores para evitar risco de lesão. E uma hora o time vai perder. Mas, hoje, o Palmeiras é o maior favorito ao título do Brasileirão, da Libertadores e da Copa do Brasil, sem dúvida.
RODOLFO RODRIGUES
Atualmente não. Isso não quer dizer que não possa ser derrotado ou perder um dos títulos que está disputando. Quer dizer que ninguém tem se aproximado do desempenho do time.
RODRIGO COUTINHO
O Palmeiras é o melhor time do país e do continente e, com méritos indiscutíveis, favorito a todos os títulos, mas está muito longe de ser imbatível como, por exemplo, Bayern e PSG, respectivamente, na Alemanha e França. Em 2021, o Palmeiras também era líder com uma pontuação maior que a atual e nem sequer disputou o título nacional com o Galo: viva a memória!
VITOR GUEDES
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.