Topo

Internacional

Sem Bruno Méndez, Inter foca em permanência de Vitão e observa zagueiros

Vitão, zagueiro do Inter, negocia permanência no clube após empréstimo - Ricardo Duarte/Inter
Vitão, zagueiro do Inter, negocia permanência no clube após empréstimo Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

21/06/2022 04h00

O Internacional não conseguiu manter o zagueiro Bruno Méndez no elenco. Ainda que tenha feito a maior oferta financeira da atual gestão e que contasse com o desejo do atleta, o Corinthians recusou-se a vender os direitos econômicos do uruguaio, que voltará ao clube paulista. Sem ele, o foco da direção do Colorado passa a ser a manutenção de Vitão e a avaliação da necessidade de reforços na zaga.

De acordo com o presidente Alessandro Barcellos, o Corinthians rejeitou a última oferta feita pelo Inter para a compra dos direitos de Bruno Méndez. O defensor, portanto, voltará ao Alvinegro paulista com o vencimento de seu empréstimo no fim deste mês.

A partir do desligamento dele, as atenções do departamento de futebol gaúcho voltam-se para a permanência de Vitão. O ex-palmeirense também possui vínculo por empréstimo se encerrando na conclusão de junho e sua sequência em Porto Alegre ganha ainda mais importância agora.

A chegada do atleta de 22 anos no clube do Sul se deu em razão da exceção criada pela Fifa para clubes de Ucrânia e Rússia durante o período de conflito entre os países. Os direitos do atleta pertencem ao Shakhtar Donetsk.

No entanto, recentemente a Federação de Futebol da Ucrânia afirmou que o campeonato local está liberado para ser retomado em agosto, ainda que a guerra não tenha terminado. O estafe do jogador ainda não foi informado sobre a possibilidade de retorno.

O Inter trabalha com duas alternativas para manter o jogador, atualmente titular do time de Mano Menezes. A primeira opção é a renovação do empréstimo, estendendo o prazo até o fim do ano. Caso não seja possível, o clube pretende investir na compra dos direitos dele.

"Sabíamos disso quando contratamos o Vitão, do risco que se tinha do contrato curto. O atleta também manifestou o desejo de correr este risco conosco, querendo ficar, permanecer. Dependemos dessa decisão. Então, vamos para um caminho, com a permanência do mesmo contrato, ou para um caminho diferente, com um novo contrato. Isso, infelizmente, não depende só do Inter, mas estamos atentos", disse o presidente Alessandro Barcellos.

Outro zagueiro é possível?

Caso o Inter não atinja o objetivo de permanecer com Vitão, outro zagueiro deve ser procurado. O clube avalia o mercado da bola atrás de alternativas, mas ainda não iniciou sua movimentação.

Se conseguir a permanência, os gaúchos acreditam que estarão bem atendidos no setor, com os demais atletas à disposição da comissão técnica. Uma negociação para agregar outro zagueiro deve ocorrer apenas caso Vitão precise voltar para a Europa.

"Temos Moledo, Mercado, Vitão... Estamos sempre olhando o mercado. Temos o Kaíque Rocha e os jovens que têm treinado conosco. O Mano tem gostado de todos eles. É uma avaliação interna do departamento, e trabalhamos com isso. É algo que está em análise e tem muito a ver com a decisão que vamos tomar com o Vitão. Nos próximos 15 dias deve se concluir este processo. A partir daí teremos mais tranquilidade com o que temos ou a necessidade de reposição", finalizou o mandatário.

Internacional