Topo

Corinthians

Corinthians revê Santos após queda de Sylvinho e única derrota em Itaquera

Cássio é a referência técnica do Corinthians de Vítor Pereira para o confronto com o Santos  - Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians
Cássio é a referência técnica do Corinthians de Vítor Pereira para o confronto com o Santos Imagem: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

22/06/2022 04h00

O Corinthians encara hoje (22), às 21h30 (horário de Brasília), o Santos pelo primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil. O clássico na Neo Química Arena marca o reencontro do clube do Parque São Jorge com o único rival que o derrotou em casa neste ano, derrubou o técnico Sylvinho e o obrigou a reestruturar seu planejamento para a temporada — assinando, posteriormente, com o português Vítor Pereira e sua comissão técnica.

Ainda pela terceira rodada do Paulistão 2022, o Corinthians mediu forças com o Santos e foi derrotado por 2 a 1, em Itaquera. O resultado e, sobretudo, as vaias da torcida ao treinador antes do apito final foram determinantes para que o presidente Duilio Monteiro Alves optasse pela troca no comando técnico e, consequentemente, na estrutura do departamento de futebol.

Dali em diante, o Timão assinou com Vítor Pereira, implementou o sistema de rodízio no elenco, flertou com a consolidação de seu estilo de jogo ao assumir a liderança do Grupo E da Copa Libertadores e também do Campeonato Brasileiro nas rodadas iniciais, porém caiu de rendimento com as seguidas lesões e as consequentes improvisações da comissão técnica.

Aos trancos e barrancos, o Corinthians garantiu as classificações para as fases decisivas dos torneios eliminatórios e, amparado pela invencibilidade construída na Neo Química Arena, se mantém na vice-liderança da Série A — três pontos atrás do Palmeiras, o primeiro colocado.

O duelo de hoje diante do Santos coloca frente a frente duas marcas do trabalho de Vítor Pereira no Brasil: o bom retrospecto em Itaquera, com seus 77% de aproveitamento dos pontos disputados no estádio corintiano e também a ineficácia alvinegra nos clássicos contra os grandes de São Paulo, tendo conquistado um empate e sofrido quatro derrotas perante os rivais.

O Corinthians vai a campo com força máxima e, muito provavelmente, reforçado com Willian e João Victor entre os titulares. A dupla deixou recentemente o departamento médico e fica à disposição para as oitavas de final da Copa do Brasil. O duelo de volta acontece em 13 de julho, na Vila Belmiro.

FICHA TÉCNICA:

CORINTHIANS x SANTOS
Competição: Copa do Brasil - Jogo de ida das oitavas de final
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Data: 22 de junho de 2022 (quarta-feira)
Horário: 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (Fifa/SP)

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Robson Bambu (João Victor), Raul Gustavo e Lucas Piton; Du Queiroz, Cantillo e Renato Augusto; Adson, Gustavo Mantuan (Willian) e Róger Guedes. Técnico: Vítor Pereira

SANTOS: João Paulo; Lucas Braga, Kaiky, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Rodrigo Fernández, Sandry e Vinicius Zanocelo; Léo Baptistão, Jhojan Julio e Marcos Leonardo. Técnico: Fabián Bustos

Corinthians