Fortaleza abre vantagem no clássico contra o Ceará com dois gols de Pikachu
O Fortaleza bateu o Ceará por 2 a 0 no Clássico-Rei, na noite de hoje (22), pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil, na Arena Castelão, e saiu na frente para seguir vivo na competição de mata-mata. Yago Pikachu assinalou os dois gols do Leão, aos 7' e aos 39' do segundo tempo.
Ceará e Fortaleza voltam a se enfrentar pela Copa do Brasil em 13 de julho, às 20h, também na Arena Castelão. Para conquistar a vaga na próxima fase, o Fortaleza pode perder por até um gol, enquanto o Vozão precisa vencer por três gols de diferença.
Foi bem: Richardson não deixa passar nada
Richardson participou bem do jogo, tanto defensivamente quanto ofensivamente. Decisivo no desarme e nas transições, dominou o lado direito do campo e neutralizou Juninho Capixaba e Silvio Romero
Foi mal: Vina sumido em campo
Embora tenha ajudado na marcação, fazendo função de primeiro zagueiro, Vina que é vice-artilheiro da competição, com três gols, pouco participou do jogo e não ofereceu ao Ceará a ofensividade que costuma ter. Foram raras as ocasiões em que de fato o atacante conseguiu mostrar perigo.
É gol do Pikachu
Pikachu mostrou mais uma vez por que é peça fundamental no elenco de Juan Vojvoda. Dono de 17 gols na temporada e 24 participações diretas em gols da equipe em 2022, balançou as redes duas vezes.
Fortaleza muda postura no segundo tempo
O Leão entrou escalado com três volantes, mas o resultado não foi o esperado e o time não conseguiu impor domínio no meio de campo. A escalação escolhida por Vojvoda, embora tenha conseguido pressionar no primeiro tempo, só surtiu efeito na segunda etapa depois de subir um pouco mais a marcação, atrapalhar as saídas de bola e pressionar o rival.
Ceará desperdiça o domínio
O Vozão apresentou meio-campo controlador e superior durante a partida, tendo mais posse de bola e sabendo se comportar melhor com a redonda nos pés. Apesar disso, não soube aproveitar o domínio de jogo para apostar em jogadas mais ofensivas que pudessem levar perigo ao gol de Marcelo Boeck.
Robson sente o joelho e deixa o campo
Robson caiu em campo e reclamou de dores no joelho, precisando ser retirado de maca. Após a saída, o atleta foi observado e foi constatada uma entorse no joelho esquerdo. O atacante fez tratamento inicial com gelo no vestiário e, amanhã, realizará exames.
Primeira chance em poucos segundos
Moisés entrou aos 27 ainda do primeiro tempo, no lugar de Robson, que deixou o campo machucado. Em poucos segundos em campo, perdeu uma das melhores chances do Tricolor de Aço na partida. O atacante recebeu na área e tocou para Romero, que não conseguiu chegar na bola a tempo.
Cronologia
O primeiro lance de perigo saiu apenas aos 20, com chute de Vina, do Ceará, para fora. O Fortaleza respondeu aos 27, com jogada de Romero e Moisés. O Vozão só deu o troco aos 36, com Richardson. No segundo tempo, Yago Pikachu abriu o placar para o Fortaleza, logo aos 7 minutos e ampliou aos 39, de pênalti.
Próximos jogos
O Fortaleza viaja para pegar o Atlético-MG, sábado (25), às 21h. No dia seguinte, o Vozão encara o Atlético-GO, às 18h, ambos pela 14ª rodada do Brasileirão.
FICHA TÉCNICA:
Competição: Copa do Brasil - jogo de ida das oitavas de final
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 22 de junho de 2022 (quarta-feira)
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (Fifa/RJ)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa/MG) e Thiago Henrique Neto Corrêa (RJ)
Gols: Yago Pikachu (FOR), aos 7' e aos 39' do 2º T
FORTALEZA: Marcelo Boeck, Ceballos, Marcelo Benevenuto, Titi, Felipe (Lucas Lima), Ronald (Matheus Vargas), José Welison, Yago Pikachu, Juninho Capixaba e Robson (Moisés) (Habraão), Silvio Romero (Depietri). Técnico: Juan Vojvoda
CEARÁ: João Ricardo, Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio, Bruno Pacheco (Victor Luis), Richard Coelho (Fernando Sobral), Richardson, Rodrigo Lindoso (Iury Castilho), Lima (Erick), Vina E Cléber (Matheus Peixoto). Técnico: Marquinhos Santos
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.