Topo

Fla recorre de decisão da Justiça que determinou Vasco x Sport no Maracanã

Flamengo e Vasco travam disputa na Justiça por conta de jogo do Cruzmaltino contra o Sport no Maracanã -  Thiago Ribeiro/AGIF
Flamengo e Vasco travam disputa na Justiça por conta de jogo do Cruzmaltino contra o Sport no Maracanã Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Bruno Braz e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/06/2022 12h11

O Flamengo ingressou com um agravo de instrumento contra a decisão da 51ª Vara Cível do Tribunal de Justiça (TJ-RJ), que determinou que a partida entre Vasco e Sport, neste domingo (3), às 16h, pela 16ª rodada da Série B, aconteça no Maracanã.

O recurso, assinado pelo escritórios "Basílio Advogados" e "José Roberto Sampaio Advogados", contém 29 páginas e cita em sua sustentação até Camões, em "Os Lusíadas", com o trecho "Agora é tarde, Inês é morta".

O agravo foca, principalmente, na possibilidade de danos ao gramado, potencializados com o período de inverno. E reforça a tese com um laudo técnico da empresa que cuida do campo. Ele também refuta as argumentações apresentadas pelos advogados cruzmaltinos, que convenceram o juiz Alessandro Oliveira Félix.

"Com o perdão do desabafo, mas é muito confortável para o VASCO DA GAMA, de uma hora para outra, ao seu talante, sem desembolsar um vintém em investimentos de melhoria do estádio e do gramado, escolher, a seu bel prazer, e com exígua antecedência (sabendo-se que o calendário anual de jogos do Campeonato Brasileiro da Série B, já foi divulgado há meses) quando e por qual preço jogará no referido estádio, sob o simplista argumento de que se trata de "bem público", diz um trecho.

Em outro, os advogados negam que haja qualquer dispositivo contratual, no Termo de Permissão, que obrigue o Flamengo a ceder o Maracanã para outro clube:

"O silêncio eloquente do TPU, atualmente em vigor, portanto, deve ser respeitado, motivo pelo qual, ao contrário do que entendeu a r. decisão agravada, d.m.v., não há qualquer disposição contratual que obrigue o FLAMENGO, na qualidade de permissionário, a disponibilizar o ESTÁDIO MARACANÃ para que os demais clubes do ESTADO DO RIO DE JANEIRO realizem partidas oficiais de futebol de forma irrestrita e igual, o que somente seria com planejamento prévio, o que no caso, não houve".

O Vasco, por sua vez, já iniciou a venda de ingressos na manhã de hoje (28) e mais de 30 mil ingressos foram comercializados somente para sócios em pouco mais de três horas. O Setor Sul do Maracanã está esgotado.