Como os adversários dos brasileiros chegam às oitavas da Libertadores?
Após pouco mais de um mês de espera, a bola vai rolar pelas oitavas de final da Copa Libertadores. A partir da noite de hoje, com o jogo entre Atlético-MG e Emelec, às 19h15 (de Brasília), no George Capwell, seis clubes brasileiros retomam a briga pelo título continental.
Em uma maratona de jogos de Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, Atlético-MG, Athletico, Corinthians, Palmeiras, Flamengo e Fortaleza redirecionam seu foco para o torneio internacional. Mas, o que fizeram os adversários dos brasileiros neste período?
Alguns clubes, como Libertad (PAR), Cerro Porteño (PAR) e Tolima (COL) disputaram as finais de seus respectivos campeonatos nacionais, já o Estudiantes (ARG) jogará as oitavas da Libertadores em meio a uma reformulação de elenco. O UOL Esporte detalha os cenários dos seis adversários dos brasileiros neste início de mata-mata da competição continental.
As partidas de ida das oitavas de final da Copa Libertadores acontecem entre os dias 28 e 30 de junho —com Athletico, Corinthians e Fortaleza jogando em casa. Já os jogos de volta serão realizados na próxima semana, entre os dias 5 e 7 de julho —com Atlético-MG, Palmeiras e Flamengo decidindo em seus domínios.
Emelec
Após classificação na última rodada da fase de grupos —foi o segundo colocado do Grupo A, liderado pelo Palmeiras— o Emelec foi o sexto colocado da primeira fase do Campeonato Equatoriano e vem de empate em 1 a 1 com o Club Técnico Universitário, em 25 de maio. Desde então, o clube equatoriano não foi a campo.
O clube não contratou jogadores e terá problemas em seu sistema defensivo, já que os zagueiros Joel Quintero e Aníbal Leguizamón estão lesionados. Além disso, o clube perdeu zagueiro Gustavo Canto, que se transferiu para o futebol mexicano. Segundo a imprensa local, o Emelec também está próximo de perder João Joshmar Rojas, sua referência no ataque.
Libertad
Adversário do Atheltico-PR, hoje, às 21h30 (de Brasília), o Libertad (PAR) vive clima de festa após conquistar o título Torneio Apertura do Campeonato Paraguaio, na última sexta-feira, em cima do Cerro Porteño.
Líder do Grupo B da Libertadores, com os mesmos 10 pontos do vice Athletico, o time paraguaio não terá o técnico Daniel Garnero à beira do campo na noite de hoje, pois o comandante está com covid-19. Já o meia Daniel Bocanegra é desfalque por uma fratura no rosto.
Sem contratações no mercado da bola, o Libertad perdeu o atacante uruguaio Julio Enciso, que assinou com o Brighton, da Inglaterra.
Boca Juniors
Outro reencontro das oitavas da Libertadores será entre Boca Juniors e Corinthians, hoje, na Neo Química Arena, às 21h30 (de Brasília), e os argentinos prometem dificultar a vida dos brasileiros. Quarto colocado na segunda fase do Campeonato Argentino, o time xeneize terá o time completo contra o Alvinegro.
Sem o ponta-direita Eduardo Salvio, que tem contrato até esta quinta-feira e está a caminho do futebol mexicano, o Boca contará com o retorno do peruano Luis Advincula, recuperado de lesão enquanto servia sua seleção na repescagem da Copa do Mundo do Qatar.
Apesar de derrota por 2 a 1 para o Santa Fe na última quinta-feira, o jornal "La Nacion" destacou o crescimento do Boca às vésperas do reencontro com o Corinthians. Para completar, segundo o famoso tarólogo Walter Lavalle, o time argentino levará a melhor no embate.
Cerro Porteño
Segundo colocado do Grupo G da Libertadores, o Cerro Porteño recebe o Palmeiras —dono da melhor campanha na primeira fase— amanhã, às 19h15 (de Brasília), e tenta se recuperar do amargo vice-campeonato da primeira fase do Campeonato Paraguaio.
Para completar o desafio, os paraguaios terão pelo menos três desfalques contra o time de Abel Ferreira. O capitão Juan Patiño cumpre suspensão, e os zagueiros Carlos Rolón —sobrinho do ex-jogador Arce— e Fabián Franco estão lesionados. Segundo a imprensa local, os laterais direitos Alberto Espínola e Alan Benítez são dúvida.
Tolima
Carrasco do Corinthians em 2011, o Tolima terá outro brasileiro pela frente nesta edição da Libertadores, o Flamengo. Com primeiro confronto marcado para amanhã, às 21h30 (de Brasília), o time colombiano quer se recuperar após perder de forma dramática o título do Campeonato Colombiano para o Atlético Nacional.
Segundo colocado do Grupo D —que contou com Atlético-MG e América-MG— o Tolima tem desempenho discreto no mercado da bola até o momento, apresentando apenas o meia Andrés Rentería, que não atuará com o Flamengo. O clube carioca enfrenta um possível surto de covid-19 às vésperas do confronto.
Estudiantes
Adversário do Fortaleza nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Castelão, o Estudiantes (ARG) é o 14º colocado do Campeonato Argentino e vem de duas derrotas consecutivas, contra Independiente e Newell's Old Boys.
O clube argentino também passa por uma reformulação em seu elenco. O atacante Gustavo Del Prete foi para o futebol mexicano; já Nelson Deossa, Ezequiel Ramírez e Emanuel Beltrán tiveram seus contratos encerrados. Matías Pellegrini não viajou com o elenco porque está próximo de retornar ao Inter Miami (EUA), e Pablo Piatti passou por cirurgia no menisco.
Por outro lado, chegaram o zagueiro Luciano Lollo, o atacante Benjamín Rollheise, o lateral-direito Eros Mancuso e meio-campista Leonardo Heredia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.