Topo

Copa Sul-Americana - 2022

Mistão do Santos faz gol contra, sofre, mas empata no fim com o Táchira

Lucas Pires, do Santos, na partida contra o Deportivo Táchira, pela Sul-Americana - Ivan Storti/Santos FC
Lucas Pires, do Santos, na partida contra o Deportivo Táchira, pela Sul-Americana Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Lucas Musetti Perazolli

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

29/06/2022 23h21

O Santos empatou em 1 a 1 com o Deportivo Táchira-VEN hoje (29), em San Cristóbal, pela partida de ida das oitavas de final da Sul-Americana. O time alternativo do Peixe jogou mal e viu Vinicius Zanocelo fazer um gol contra bizarro no primeiro tempo. Perto do fim, porém, os brasileiros deixaram tudo igual com Bryan Angulo.

O Santos não contou com 10 jogadores: Maicon e Madson (com lesão na coxa), Sandry (covid-19), Léo Baptistão, Lucas Barbosa e John (suspensos) e Fernández, Bauermann, Marcos Leonardo e Ricardo Goulart (desgaste físico). O técnico Fabián Bustos precisou utilizar atletas que não atuavam há muito tempo, como Luiz Felipe, Vinicius Balieiro e Carlos Sánchez. Esse último, aliás, foi quem deu a assistência para Angulo.

Com o empate, o Santos precisa de vitória simples no dia 6 de julho, na Vila Belmiro, para avançar de forma direta na competição. Um novo empate leva a busca pelas quartas de final para os pênaltis.

O Santos voltará a campo para enfrentar o Flamengo no sábado, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Peixe deve contar com os retornos de Maicon, Léo Baptistão, Lucas Barbosa, John, Rodrigo Fernández, Eduardo Bauermann, Marcos Leonardo e Ricardo Goulart. Madson e Sandry ainda serão desfalques.

LIVE DO SANTOS COM GABRIELA BRINO E MAURICIO BARROS

Quem foi bem: Luiz Felipe, Bruno Oliveira e Rwan

O zagueiro Luiz Felipe teve atuação segura, com cortes importantes pelo alto. Já Bruno Oliveira foi quem mais tentou no sistema ofensivo. Rwan entrou no segundo tempo com muita vontade e começou a jogada do gol de empate do Santos.

Quem foi mal: Vinicius Balieiro e Vinicius Zanocelo

Balieiro foi mal no ataque e na defesa e saiu no intervalo. Já Zanocelo fez um gol contra e saiu no começo do segundo tempo. Vale destacar também as atuações muito ruins de Jhojan Julio e Bryan Angulo.

O jogo do Santos: doeu os olhos

O Santos teve o desentrosamento normal de um time alternativo, mas parou também na desorganização tática e em muitos erros individuais. Foi comum ver os jogadores sem conseguir dar um passe simples de lado. No fim, valeu a insistência do Peixe para empatar mesmo numa noite sem inspiração.

Renasceram das cinzas

Quatro jogadores ganharam minutos depois de longa inatividade no Santos. O zagueiro Luiz Felipe voltou a atuar pelo Santos pela primeira vez desde o dia 28 de janeiro, quando jogou contra o Botafogo-SP, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Paulista. Ele estreou sob o comando de Fabián Bustos e teve atuação regular.

Vinicius Balieiro ganhou a primeira oportunidade desde 13 de março, quando jogou contra o Palmeiras, pelo Paulistão. O volante foi improvisado como lateral-direito, teve atuação ruim e saiu no intervalo. Carlos Sánchez, que não atuava desde 19 de março, também entrou, assim como Willian Maranhão, ausente desde 5 de maio.

Time de desfalques

O Santos teve 10 ausências contra o Deportivo Táchira. Maicon e Madson (departamento médico), Sandry (covid-19), Léo Baptistão, Lucas Barbosa e John (suspensos) e Fernández, Bauermann, Marcos Leonardo e Ricardo Goulart (desgaste físico) não ficaram à disposição. O Peixe precisou levar três meninos do sub-20 para preencher o banco de reservas: Derick, Fernandinho e Renyer.

FICHA TÉCNICA
DEPORTIVO TÁCHIRA 1 x 1 SANTOS

Competição: Copa Sul-Americana
Local: Estádio Pueblo Nuevo, em San Cristóbal (VEN)
Data: 29 de junho de 2022 (quarta-feira)
Horário: 21h30
Árbitro: Gery Vargas (BOL)
Assistentes: José ANtelo e Edwar Saavedra (BOL)
VAR: Derlis Lopez (PAR)
Cartões amarelos: Flores (DTA) e Vinicius Balieiro (SFC)

GOLS
Deportivo Táchira:
Vinicius Zanocelo (contra), aos 29 minutos do 1ºT
Santos: Bryan Angulo, aos 40 minutos do 2ºT

Deportivo Táchira: Varela; Camacho, Restrepo, Ariano e Marrufo; Flores, Cova, Garcés (Simisterra) e Robert Hernández; Chacón (Fernández) e Uribe (Farias) Técnico: Alex Pallares

Santos: João Paulo, Vinicius Balieiro (Auro), Luiz Felipe, Kaiky e Lucas Pires; Camacho (Willian Maranhão), Vinicius Zanocelo (Carlos Sánchez) e Bruno Oliveira; Ângelo (Rwan), Jhojan Julio (Lucas Braga) e Angulo. Técnico: Fabián Bustos