Topo

São Paulo

São Paulo envia ofício à Conmebol por causa de arbitragem na Sul-Americana

Thiago Braga

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/07/2022 20h58

Ainda impactado pelas três expulsões na vitória sobre a Universidad Católica-CHI, pela ida da Copa Sul-Americana, o São Paulo protocolou na Conmebol, entidade que rege o futebol na América do Sul, reclamação contra a arbitragem do uruguaio Christian Ferreyra.

Embora tenha saído do Chile com a vitória por 4 a 2, em Santiago, o Tricolor teve Igor Vinicius, Rodrigo Nestor e Calleri expulsos. Descontente, a diretoria do clube paulista formalizou em documento também encaminhado à CBF e à Federação Paulista as reclamações acerca da atuação do árbitro da partida.

No texto, o São Paulo contesta todas as expulsões. A alegação são-paulina é que os dois cartões amarelos recebidos por Calleri e os dois amarelos que Igor Vinícius levou foram, no entendimento da diretoria, exagerados. No caso da expulsão de Rodrigo Nestor, o São Paulo aponta que o jogador da equipe chilena teria tentado dar um coice em Nestor antes de ser atingido pelo meio-campista tricolor.

Outra reclamação do clube paulista é sobre os critérios de arbitragem, considerados desproporcionais. Citando dados da partida, o São Paulo reclama ter recebido mais advertências (11, sendo oito cartões amarelos e três vermelhos), do que cometido faltas (10) durante todo o jogo contra a equipe chilena.

No documento, assinado pelo presidente Julio Casares, o diretor Carlos Belmonte e o departamento jurídico do clube, o Tricolor ainda questiona a súmula apresentada pela arbitragem. Para o São Paulo faltou que o árbitro colocasse na súmula um relato sobre os objetos jogados no lateral esquerdo Reinaldo, que precisou ser protegido por um funcionário do estádio chileno um guarda-chuva para que ele não fosse atingido.

Por fim, o São Paulo pede providências à Conmebol para que situações como a que aconteceu diante da Universidad Católica não se repitam.

São Paulo