Topo

Corinthians

Corinthians faz festa para Yuri Alberto em apresentação aberta à la Ronaldo

Yuri Alberto é uma das atrações do treino aberto do Corinthians na noite de hoje, na Arena - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Yuri Alberto é uma das atrações do treino aberto do Corinthians na noite de hoje, na Arena Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

08/07/2022 04h00

O Corinthians prepara uma noite especial para Yuri Alberto, reforço contratado na semana passada e que hoje (8) tem apresentação oficial na Neo Química Arena, com torcida e tudo. Uma recepção destas é coisa rara no clube e comparável com a festa feita na chegada de Ronaldo Fenômeno, em 2008.

Pode não haver comparação entre os dois em campo, mas as boas-vindas ao Corinthians são semelhantes. Há 13 anos, o clube abriu o Parque São Jorge para que Ronaldo fizesse a primeira aparição pública vestindo a camisa alvinegra, com direito a champanhe, discurso e tudo. A partir das 19 horas (de Brasília) de hoje, é a vez de Yuri Alberto ser o centro das atenções, desta vez na Arena, antes de o elenco fazer um treino aberto com a promessa de muita festa dos torcedores.

Outros grandes reforços ganharam apresentação com torcida na história recente do Corinthians, incluindo Roberto Carlos, para 8 mil pessoas no PSJ, e Adriano, antes de um jogo contra o São Caetano no Pacaembu. Yuri Alberto agora entra nesta seleta lista em parte pelos próprios méritos, em parte pelas circunstâncias.

Originalmente, a apresentação seria ontem (7), mas foi adiada para inaugurar os festejos no treino aberto. Se o Corinthians não tivesse eliminado o Boca Juniors da Libertadores, a chegada do reforço dificilmente teria a presença dos torcedores. O evento foi marcado tanto para celebrar a classificação épica na Bombonera quanto reunir apoio a dois dias do jogo contra o Flamengo, neste domingo (10), pelo Brasileirão.

É esta a grande diferença entre a recepção histórica a Ronaldo e esta de hoje, para Yuri Alberto: o torcedor vai à Arena nesta noite não apenas pelo reforço que chega, mas também para ver o elenco como um todo, que tem treino marcado ali a partir das 19h30. A expectativa é de atividade normal, comandada por Vítor Pereira, mas é improvável que haja alguma pista sobre o time que entra em campo contra o Flamengo.

Esta é a sétima vez que o Corinthians abre seu estádio ao público para um treinamento. Aconteceu o mesmo em 2015, às vésperas de um duelo contra o Guaraní (PAR), três vezes antes de clássicos contra o Palmeiras (Paulista-2017, Brasileirão-17 e Paulista-18) e em outras duas ocasiões durante a Copa do Brasil de 2018 (antes de enfrentar Flamengo e Cruzeiro). O clube não organizava um evento assim há quase quatro anos.

Além do badalado treino de hoje, o Corinthians ainda faz mais um, amanhã à tarde, para definir a equipe que encara o Flamengo no domingo. O jogo na Neo Química Arena vale pela 16ª rodada do Brasileirão e pode servir para o Alvinegro se aproximar da liderança -a distância atual para o Palmeiras é de três pontos (29 a 26). Yuri Alberto ainda não joga este, pois só pode ser inscrito na CBF a partir do dia 18.

Corinthians