Topo

Cruzeiro

Cruzeiro: onde jovem que teve imbróglio com o São Paulo pode se encaixar?

Marquinhos Cipriano, durante treinamento no Shakhtar Donetsk - Pool/Getty Images
Marquinhos Cipriano, durante treinamento no Shakhtar Donetsk Imagem: Pool/Getty Images

Lohanna Lima

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte, MG

08/07/2022 04h00

O Cruzeiro está perto de anunciar mais um jovem promissor para a sequência da temporada, já pensando no planejamento do ano que vem. Trata-se do lateral esquerdo e atacante Marquinhos Cipriano, que pertence ao Shakthar Donetsk, mas estava emprestado ao Sion, da Suíça. O jovem foi revelado pelo São Paulo, de onde saiu após um imbróglio durante a renovação de contrato que o fez treinar separado do time principal e forçou uma despedida melancólica do Tricolor.

No São Paulo, o jogador atuou como ponta pela esquerda. Ao se transferir para Europa, foi recuado e passou a jogar como lateral. A polivalência será importante para o Cruzeiro, que possui dois bons laterais de ofício: Rafael Santos e Matheus Bidu. O segundo, no entanto, está cedido pelo Guarani por empréstimo e, para permanecer, o Cruzeiro terá que desembolsar um valor ao fim do contrato. O jogador, inclusive, será desfalque para Paulo Pezzlano por força de contrato, amanhã (9), diante do Bugre, às 11h (de Brasília), no estádio Brinco de Ouro da Princesa, pela 17ª rodada da Série B.

Como atacante pelas beiradas, da maneira que atuava no São Paulo, o jogador pode ser útil, uma vez que Waguininho e Jajá, que possuem essa característica, também podem não seguir no clube. O primeiro nem sequer vem sendo relacionado pelo técnico Paulo Pezzolano e uma saída na próxima janela não está descartada, desde que haja uma oferta positiva para ambas as partes. No caso de Jajá, o atleta está no departamento médico e pertence ao Athçetico-PR. O contrato de empréstimo com os paranaenses vai até o fim do ano e uma nova negociação teria que ser aberta, já que o jogador não fechou com a Raposa com passe fixado.

O perfil de contratações do Cruzeiro neste janela mostra que o clube tem optado por atletas mais jovens, que ainda precisam decolar na carreira. Além disso, o planejamento para o próximo ano já começa a ser realizado, uma vez que os reforços chegarão com contratos que se estenderão até o ano que vem. Até o momento, o Cruzeiro oficializou o atacante Bruno Rodrigues e o zagueiro Luís Felipe — ambos com passagens pela Europa, assim como Cipriano, que deve ser confirmado nos próximos dias por empréstimo de uma temporada. Os jogadores poderão atuar a partir do dia 18, quando abrirá a nova janela de transferências.

Marquinhos Cipriano em ação nos treinos do São Paulo - Erico Leonan/saopaulofc.net - Erico Leonan/saopaulofc.net
Marquinhos Cipriano em ação nos treinos do São Paulo
Imagem: Erico Leonan/saopaulofc.net

Cruzeiro