Topo

OPINIÃO

Menon: São Paulo não é favorito, mas Sul-Americana é título mais acessível

08/07/2022 01h24

O São Paulo se classificou com tranquilidade para as quartas de final da Sul-Americana. O bom desempenho da equipe nas vitórias por 4 a 2, no Chile, e 4 a 1, no Morumbi, empolgou a torcida, ansiosa pela chance de conquista de um título internacional. É possível colocar o time comandado por Rogério Ceni como um dos principais favoritos ao título da competição continental?

Na Live do São Paulo, programa do UOL Esporte logo após os jogos do Tricolor, os jornalistas Marcelo Hazan, Menon e Gabriel Perecini debateram as chances são-paulinas de levar a taça da Sul-Americana. Os comentaristas destacaram a qualidade do São Paulo, mas adotaram um tom cauteloso ao falar se há algum favoritismo.

"O São Paulo não é favorito, de jeito nenhum. Vai pegar o Ceará, que é o melhor time do campeonato e vai decidir lá no Ceará. Do outro lado, tem o Nacional, do Uruguai, que tem o goleiro Sergio Rochet. Foi o primeiro goleiro uruguaio a ficar mil minutos sem tomar gol e ele tomou o lugar do Muslera na seleção", disse Menon, citando a invencibilidade de 1.064 minutos de Rochet, com partidas pela Libertadores, Sul-Americana, Campeonato Uruguaio e jogos pela seleção de seu país.

O colunista do UOL não vê o São Paulo como um grande favorito à conquista do título da Sul-Americana. Menon, porém, considera que as chances de ser campeão do torneio continental são maiores do que as de erguer a taça do Brasileirão e/ou da Copa do Brasil.

"O Independiente del Valle sempre tem feito bons campeonatos e tem o Inter do Mano Menezes. Não dá para dizer que o São Paulo é favorito contra o Ceará. Até acho melhor do que o Nacional, mas eles têm um belo goleiro. Não dá para falar como favorito como o Inter. Não vejo o São Paulo como favorito, mas esse é o campeonato em que o time tem mais chance de ser campeão", opinou Menon.

Perecini levantou outra questão que dificulta a missão de apontar o favoritismo de um time na Sul-Americana: a abertura da janela de transferências, que pode ter um efeito devastador. "O São Paulo é um dos favoritos, mas não dá para falar como 'o' favorito. Ainda estamos em um cenário muito específico. Os jogos serão daqui a três semanas e um mês. Há uma janela de transferências por aí. O São Paulo começou a perder alguns jogadores agora. O Gabriel Sara saiu e não se sabe se ficará apenas nele. O mesmo vale para o Internacional e outras equipes brasileiras", apontou.

O jornalista coloca o Inter como um adversário de peso, principalmente pela forma como se classificou diante do Colo-Colo. Após perder por 2 a 0 no Chile, o Colorado saiu perdendo por 1 a 0 no Beira-Rio, mas conseguiu uma virada heroica por 4 a 1 para avançar às quartas.

"O Inter teve uma virada espetacular contra o Colo-Colo, que certamente faz uma equipe crescer demais e lhe dá muita moral. Na teoria, tem um confronto muito mais acessível contra o Melgar. Há o Independiente del Valle, que não é uma equipe muito fácil. O Atlético-GO tem um jogo muito físico e teve uma virada muito grande contra o Olimpia. Seria muito chutômetro dizer se é favorito sendo que não dá para saber como vai chegar até lá", completou Perecini.

Não perca! A próxima edição da Live do São Paulo será no domingo (10), logo após a partida contra o Atlético-MG pelo Brasileirão. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do São Paulo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.