Topo

Corinthians

Artilheiro do sub-20 do Corinthians pode ser próximo 'miúdo' de VP; conheça

Arthur Sousa vive grande fase no sub-20 do Corinthians e sonha em subir ao profissional - Reprodução/Instagram
Arthur Sousa vive grande fase no sub-20 do Corinthians e sonha em subir ao profissional Imagem: Reprodução/Instagram

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

09/07/2022 04h00

Arthur Sousa Araújo é a mais nova joia das categorias de base do Corinthians. O atacante de 19 anos é o artilheiro do Campeonato Brasileiro Sub-20 e marcou pelo menos nos últimos seis jogos. Ele sonha em se consolidar na base para se tornar o próximo "miúdo" a subir ao time principal, do técnico Vítor Pereira.

O atacante é natural de Brasília e começou a jogar por lá em escolinhas de futebol. Aos 13 anos, chamou a atenção do Desportivo Brasil, passou em um teste e foi em busca do sonho. Mudou-se sozinho para o interior de São Paulo e sofreu tanto com a saudade da família que chegou a pensar em desistir, mas a insistência valeu a pena: foi observado em um jogo contra o Corinthians, em 2018, e, meses depois, recebeu a proposta que mudou sua vida.

"Foi um jogo muito difícil, consegui me destacar com boas jogadas, mas, infelizmente, acabamos perdendo nos pênaltis", conta Arthur Sousa ao UOL Esporte. Foi um jogo de mata-mata pelo sub-15. No ano seguinte, o Alvinegro ligou. "Sempre tive vontade de jogar pelo Corinthians, então foram dias de muita ansiedade até o momento de assinar o contrato", diz o jogador.

Neste ano, Arthur Sousa conseguiu trazer a família para a capital paulista e hoje mora com a mãe. "Ela é empregada doméstica e teve que largar tudo para vir morar aqui. Por isso, no começo, foi difícil para ela, mas atualmente já está adaptada", explica.

Arthur chegou como reforço do sub-17, na mesma geração de Lucas Belezi e Rodrigo Varanda. Ganhou sequência no sub-20 em 2021 e jogou a Copinha no time que também tinha Robert Renan e Giovane. Os dois companheiros subiram ao profissional, mas ele seguiu na base e desde então tem números impressionantes: são 12 gols em 14 partidas no ano, sendo sete em três jogos do Brasileirão da categoria.

"Para mim, os números são bons, mas o objetivo é sempre melhorar", resume o artilheiro, que diz não se surpreender com a boa fase porque "tem trabalhado para isso desde o começo da minha carreira".

Fã de Ronaldo Fenômeno, ele tem estilo de centroavante de ofício: alto, bom físico e posicionamento. Não muito driblador, mas veloz. "E marcando também, bem raçudo", afirma Arthur, que tem contrato com o Corinthians até outubro de 2023 e agora mira chegar ao profissional e se tornar o próximo "miúdo", como Vítor Pereira chama os jovens da base.

"É subir, ter uma boa sequência de jogos, conquistar títulos e uma convocação para a seleção brasileira", lista Arthur Sousa. Ele encara concorrência, por exemplo, de Felipe Augusto, que aos 18 anos começa a fazer parte do elenco de cima e soma três jogos com VP.

Arthur Sousa e o sub-20 do Corinthians voltam a campo às 15h (de Brasília) de hoje (9), em visita ao Grêmio, pelo Brasileirão da categoria. O Alvinegro tem nove pontos no Grupo B, um a menos do que o Vasco da Gama, e vive sequência de nove vitórias seguidas na temporada.

Corinthians