Vasco faz gol cedo, segura vitória fora de casa e se aproxima do Cruzeiro
O Vasco foi a Criciúma hoje (09), pela 17° rodada do Brasileirão da Série B, e venceu o time da casa por 1 a 0. A vitória do Vasco aproxima o time do líder da Série B, Cruzeiro, e abre uma vantagem de três pontos para o 3° colocado, Bahia. O Criciúma, com a derrota, cai para 6° colocação e se distancia do G4. O gol foi marcado pelo atacante Raniel, de pênalti.
O próximo jogo do Vasco é contra o Sampaio Corrêa, no sábado, fora de casa, às 16h30. Já o Criciúma, pela Série B do Brasileirão, recebe a Ponte Preta na próxima sexta-feira, às 19h, ambos os jogos pela penúltima rodada do primeiro turno. O Vasco, em segundo, tem 34 pontos, enquanto o Criciúma continua com 23.
Quem foi bem - Andrey
A jovem promessa do Vasco dominou o meio-campo e, com muita personalidade e lucidez, acertou a maioria das jogadas que tentou. Muito participativo, Andrey atacou o espaço, desarmou e organizou o time. O meia ainda participou ativamente do lance que gerou um pênalti ao Vasco. No segundo tempo, ainda acertou um chute na trave.
Quem foi mal - Kadu
Desatento, cometeu o pênalti que foi decisivo para a vitória do Vasco. Kadu, mesmo em um lance que não deveria gerar muitos problemas para do Criciúma, cortou o cruzamento de Andrey, sem intenção, mas usando a mão, que estava muito aberta e longe do corpo.
Vasco sem Nenê
Nenê, com dores na panturrilha, não estava disponível para o técnico Maurício Souza. Nenê já havia desfalcado o clube carioca na rodada anterior, contra o Sport, pelo mesmo problema.
Fazendo tratamento em dois períodos, a ideia do clube é ter Nenê pronto para o jogo contra o Sampaio Corrêa, no próximo dia 16 deste mês. A última partida do meia pelo clube foi contra o Novorizontino, jogo em que acusou dores na região da panturrilha.
Começo forte do Vasco e reação do Criciúma
Mesmo fora de casa, o Vasco começou o jogo pressionando o Criciúma. Com uma postura incisiva, o Vasco conseguiu se manter perto do gol e recuperar as bolas no campo de ataque até que, aos cinco minutos, Kadu cometeu um pênalti, bloqueando um cruzamento de Andrey com o braço. A penalidade foi convertida por Raniel.
O Criciúma reagiu bem ao gol sofrido e conseguiu incomodar o Vasco. Com pouca criatividade, o Criciúma se limitou a apostar em chutes de longe e cruzamentos pelos lados do campo. Mesmo com dificuldades para criar jogadas, finalizou nove vezes ao gol de Thiago Rodrigues no primeiro tempo.
Aos poucos, o Vasco reequilibrou a partida, voltou a criar chances e ter mais posse de bola. O Criciúma se limitou a tentar bloquear o rival e sair com contra-ataques usando lançamentos longos, mas imprecisos. No total, o Vasco finalizou oito vezes ao gol do Criciúma.
Gol cedo!
Aos cinco minutos, Andrey, atacando o espaço, tentou um cruzamento, que foi impedido por Kadu, usando a mão. O VAR chamou Leando Vuaden e, após uma rápida análise, o pênalti foi marcado. Sem Nenê, o cobrador oficial, Raniel assumiu a responsabilidade e bateu bem, deslocando o goleiro Gustavo para abrir o placar pro Vasco.
Segundo tempo atrasado!
O árbitro Leandro Vuaden entendeu que a luminosidade em Santa Catarina estava abaixo do suficiente para o segundo tempo e, por isso, pediu que os refletores fossem ligados. Aos poucos as luzes foram acendendo, mesmo assim, a partida foi atrasada em cerca de seis minutos. Foi a primeira fez que o Criciúma jogou em casa nessa faixa de horário na Série B.
De acordo com a Central do Apito, da Globo, o procedimento usado por Vuaden foi errado e a postura correta seria avisar, na saída para o intervalo, que os refletores do Heriberto Hulse deveriam ser acessos para a segunda etapa, evitando, assim, o atraso da partida.
Pressão do Criciúma sem êxito
O Criciúma voltou para a segunda etapa com mais ímpeto. Embalado pelos mais de 19 mil torcedores, o Criciúma empurrou o Vasco contra a sua defesa e conseguiu fazer com que a bola ficasse rondando perto da grande área do Vasco. Os visitantes, sem paciência, não conseguiram manter a posse de bola e tentaram, sem eficácia, saídas em velocidade com Erick e Figueiredo.
Riquelme, Andrey e Figueiredo, jovens do Vasco, foram os jogadores mais lúcidos do time e que ajudaram o Vasco a saírem, esporadicamente, da pressão do Criciúma. Os mandantes tiveram muita posse de bola, mas pouca precisão nas finalizações e não conseguiram criar boas situações de gol, por mais que tivessem maior volume de jogo em uma área de ataque do que o Vasco.
No terço final da partida, o Vasco encontrou espaço para a contra-atacar, mas não aproveitou o volume dos lances, desperdiçando ótimas oportunidades. O Criciúma, por sua vez, seguiu rondando o gol do Vasco, mas com uma pressão desorganizada. Por conta dessa postura, os mandantes deixaram muito espaço na defesa e sofreram com os ataques em alta velocidade do Vasco.
O Vasco sofreu nos últimos minutos, sem conseguir segurar a posse de bola no ataque. O zagueiro Anderson Conceição foi o grande destaque dos momentos em que o time sofreu pressão, já que foi cirúrgico e efetivo, tirando todas as bolas de perigo. Mesmo exposto, o Criciúma apostou no volume de jogo e pressão ofensiva, mas não foi assertivo no último terço do campo, sofrendo com a velocidade do Vasco e sem conseguir incomodar o goleiro Thiago Rodrigues, a não ser por uma boa cabeçada de Lohan nos acréscimos.
FICHA TÉCNICA
Criciúma 0x1 Vasco
Data: 09/07/2022
Hora: 16h30 (de Brasília).
Local: Heriberto Hulse, Criciúma (SC)
Árbitro: Leandro Vuaden
Assistentes: Célio Amorim e Leirson Peng Martins
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Cartões amarelos: Marcelo Hermes (CRI), Figueiredo (VAS), Andrey (VAS), Thiago Rodrigues (VAS)
Gol: Raniel 8/1T (VAS)
Escalação do Criciúma: Gustavo; Cristovam (Claudinho), Rodrigo, Kadu e Marcelo Hermes (Hélder); Léo Costa (Rômulo), Arilson, Marquinhos Gabriel e Lucas Xavier (Lohan); Felipe Mateus (Renan Bressan) e Caio Dantas. Técnico: Cláudio Tencati.
Escalação do Vasco: Thiago Rodrigues; Léo Matos, Quintero, Anderson Conceição e Riquelme (Luiz Henrique); Yuri, Andrey (Zé Gabriel) e Palacios (Matheus Barbosa); Figueiredo (Zé Santos), Raniel (Getúlio) e Erick. Técnico: Maurício Souza.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.