Topo

Corinthians

Vencida a tempestade, Corinthians quer bonança para embalar no Brasileirão

Esperança de Vítor Peraira é deixar semanas difíceis para trás, curar lesionados e estrear Yuri Alberto no Corinthians - Jorge Rodrigues/AGIF
Esperança de Vítor Peraira é deixar semanas difíceis para trás, curar lesionados e estrear Yuri Alberto no Corinthians Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

09/07/2022 04h00

Não foi nada simples, mas nesta semana o Corinthians superou o maior desafio que enfrentou até aqui na temporada: foi à Bombonera todo remendado por desfalques, sobreviveu à disputa de pênaltis e avançou na Libertadores. A "tempestade de lesões" parece estar diminuindo, e Vítor Pereira agora tenta navegar o Alvinegro rumo à bonança, começando pelo jogo de amanhã (10).

O alívio dos últimos dias pode virar embalo se o Corinthians quebrar um tabu de quase quatro anos e vencer o Flamengo, amanhã, pelo Brasileirão. Já são nove jogos seguidos sem vencer o rival nacional, e o time de VP precisa de pontos após dois tropeços seguidos na competição, contra Santos e Fluminense.

As últimas semanas foram mais do que agitadas. A certa altura o Corinthians amontoou nove desfalques importantes, teve que absorver rápido a goleada por 4 a 0 do Flu no Maracanã e em Buenos Aires só conseguiu chegar aos pênaltis após 90 minutos sem chutar uma vez na direção do gol. O sacrifício acabou valendo a pena, afinal a prioridade era mesmo a Libertadores, e agora o time tenta respirar fundo para a segunda metade da temporada.

Du Queiroz, Gil e Rafael Ramos voltaram de lesão contra o Boca Juniors e devem continuar à disposição neste final de semana. Agora pode ser a vez de Adson e Gustavo Mosquito, que ontem (8) participaram normalmente do treino aberto realizado na Arena. Por outro lado, Yuri Alberto só pode ser inscrito na CBF a partir do dia 18. Já João Victor e Gustavo Mantuan se despedem do grupo para rumar ao futebol europeu: o zagueiro foi anunciado pelo Benfica, e o meia deve adiantar sua ida ao Zenit após lesão leve.

Em números, os desfalques sequer diminuíram, mas o otimismo se dá pelas circunstâncias. O Corinthians "ganha" um mês até ter que voltar a pensar em Libertadores e com isso pode concentrar forças em uma única competição, o Brasileiro, ainda que tenha um jogo de volta para cumprir na quarta-feira (13) após fazer 4 a 0 no Santos na Copa do Brasil.

A sequência do Corinthians até o final do mês começa com o Flamengo amanhã, passa pelo Santos, depois Ceará (dia 16), Coritiba (20), Atlético-MG (24) e Botafogo (30). Todos os jogos valem pelo Brasileirão, exceto o clássico alvinegro na Vila Belmiro. A sequência de jogos segue extenuante, mas ao menos é extenuante também para os concorrentes, pois todos no campeonato jogam a cada três dias. Não vai acontecer, por exemplo, de encarar um adversário descansado por uma semana livre, como aconteceu contra o Fluminense no sábado passado (2).

Um dia após abrir o treino para seus torcedores, o Corinthians hoje faz os últimos ajustes para o jogo das 16 horas (de Brasília) de amanhã contra o Flamengo. O duelo na Neo Química Arena vale pela 16ª rodada do Brasileirão e pode servir para o Alvinegro se reaproximar da liderança -a distância atual é de três pontos para o rival Palmeiras, 29 a 26.

Corinthians