Corinthians vence Fla com gol contra de Rodinei e encosta no topo da tabela
Embalado após a classificação heróica sobre o Boca Juniors (ARG) na Copa Libertadores, o Corinthians se impôs diante do Flamengo na lotada Neo Química Arena (SP) e venceu por 1 a 0 com um gol contra do lateral direito Rodinei. Com o resultado, os paulistas encostaram no topo da tabela do Campeonato Brasileiro, com 29 pontos, e puseram fim a um tabu que já durava nove partidas sem ganhar do Rubro-Negro.
O Flamengo, por sua vez, entrou com um time majoritariamente formado por reservas. Dorival Júnior decidiu por poupar muitos titulares visando a decisiva partida da próxima quarta-feira (13), contra o Atlético-MG, no Maracanã (RJ), pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Na ida, os cariocas perderam por 2 a 1 no Mineirão (MG).
Pelo Brasileiro, o Corinthians volta a campo no próximo sábado (16), diante do Ceará, na Arena Castelão (CE). Já o Rubro-Negro recebe no mesmo dia o Coritiba no Maracanã (RJ).
Quem foi bem
Assim como nas últimas partidas atuando em Itaquera, o sistema defensivo do Alvinegro manteve boa postura durante os 90 minutos. Além do arqueiro Cássio, que salvou o Corinthians em algumas oportunidades, o experiente Gil não deu espaços para os atacantes do Flamengo.
Vale mencionar que o clube paulista não leva gols atuando em Itaquera desde o dia 29 de maio, quando encarou o América-MG. São 563 minutos sem ser vazado até o momento.
Pelo lado do Flamengo, Vitinho foi o jogador que mais arriscou nas jogadas pela ponta esquerda e também nos chutes de fora da área. O atacante só não fez um gol na Neo Química Arena porque Cássio salvou de forma milagrosa um arremate seu da intermediária.
Quem foi mal
Substituindo o experiente Fagner, o lateral-direito Rafael Ramos parece que não estava na mesma sintonia dos demais jogadores de defesa. Apesar dos bons avanços pelo ataque, o português deu espaço aos pontas do Flamengo. Em um dos lances, Vitinho limpou o camisa 2 e conseguiu ótimo chute, mas parou no arqueiro Cássio. Acabou substituído por Bruno Mendéz durante o segundo tempo.
Pelo lado do Flamengo, Rodinei teve uma tarde infeliz fazendo um gol contra que era totalmente evitável. E o lateral direito vinha de uma grande exibição durante a semana, na goleada sobre o Tolima pela Libertadores, quando, inclusive, encantou o chileno Vidal, novo reforço rubro-negro.
Atuação do Corinthians
Ainda com alguns desfalques, o Corinthians conseguiu vencer o Flamengo com um futebol bem convincente em Itaquera. A grande força ofensiva do Timão esteva do lado direito com Du Queiroz, Rafael Ramos e, principalmente, Adson, protagonista do lance do gol contra marcado por Rodinei.
Em seu jogo de número 600 pelo clube, o arqueiro Cássio também merece destaque. O camisa 12 praticou ao menos três defesas importantes e garantiu o triunfo na Neo Química Arena.
Atuação do Flamengo
Com um time formado, em sua maioria, por reservas, o Flamengo teve dificuldades de se criar na partida. A equipe do técnico Dorival Júnior viu seu adversário ocupar os espaços e dificultar o sistema ofensivo. No segundo tempo, o treinador colocou alguns titulares para tentar elevar o nível de atuação, mas mesmo assim encontrou uma defesa do Corinthians sólida.
Cássio salva o Corinthians
Em grande fase, o ídolo corintiano Cássio fez uma defesa milagrosa após um chutaço forte de Vitinho ainda no primeiro tempo do duelo.
Corinthians abre o placar com gol contra de Rodinei
Logo aos seis minutos do segundo tempo, Gustavo Silva cruzou da direita e Rodinei tentou dominar com a coxa esquerda, mas o domínio saiu ruim e a bola bateu no jogador e morreu no fundo da rede. Gol contra e o Corinthians abriu o placar.
Rodrigo Caio deixa jogo lesionado e preocupa
Com um histórico de lesões que o atormentam na carreira, o zagueiro Rodrigo Caio precisou deixar o jogo ainda no primeiro tempo após levar um pisão no tornozelo direito de Du Queiroz. O jogador do Flamengo ficou visivelmente abatido, foi consolado pelos companheiros e preocupa.
Adson recuperado da covid-19
Adson foi a novidade na equipe do Corinthians. O jogador se recuperou da covid-19 e foi liberado pelo departamento médico para atuar. No primeiro tempo, quase fez um golaço após chute de fora da área no ângulo.
Jogadores param por um minuto e protestam
Assim como em outras partidas do Brasil, os jogadores do Corinthians e do Flamengo pararam por um minuto e realizaram um protesto com as mãos nas bocas contra a Lei Geral do Esporte, que altera a Lei Pelé.
Cássio 600 e Fábio Santos 300
O jogo foi emblemático para dois jogadores históricos do Corinthians: o goleiro Cássio, ídolo corintiano, completou 600 jogos. Já o lateral Fábio Santos chegou às 300 partidas.
Hugo Souza vetado após indisposição
O goleiro Hugo Souza foi cortado da relação do Flamengo horas antes da partida. Em comunicado oficial, o clube informou que ele teve uma indisposição.
Mantuan se despede
Vetado da partida por conta de uma lesão na coxa esquerda, Gustavo Mantuan esteve na Neo Química Arena para se despedir dos companheiros e da torcida do Corinthians. Ele será emprestado ao Zenit, da Rússia, e viaja para o país europeu na próxima quarta-feira (13).
A entrada dos times em campo
A chegada do Corinthians
A chegada do Flamengo
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 1 X 0 FLAMENGO
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Hora: 16h
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (FIFA/GO) e Guilherme Dias Camilo (FIFA/MG)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Cartões amarelos: Rafael Ramos, Giovane (COR); Fabrício Bruno, João Gomes (FLA)
Cartões vermelhos: Vítor Pereira (COR)
Gols: Rodinei (gol contra), aos 6 minutos do segundo tempo (COR)
Corinthians: Cássio, Rafael Ramos (Bruno Méndez), Gil, Raul e Fábio Santos; Cantillo (Gustavo Mosquito), Du Queiroz, Giuliano (Bruno Melo) e Adson (Giovane); Lucas Piton (Roni) e Róger Guedes. Técnico: Vitor Pereira.
Flamengo: Santos, Rodinei, Fabrício Bruno, Rodrigo Caio (Gustavo Henrique) e Ayrton Lucas; João Gomes, Thiago Maia (Éverton Ribeiro), Victor Hugo (Lázaro) e Matheus França (Marinho); Vitinho (Pedro) e Gabigol. Técnico: Dorival Júnior.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.