Topo

Palmeiras

Palmeiras defende ponta contra o Fortaleza em meio a dilema por cansaço

Preparador físico Thiago Maldonado e Raphael Veiga durante treino do Palmeiras - Cesar Greco
Preparador físico Thiago Maldonado e Raphael Veiga durante treino do Palmeiras Imagem: Cesar Greco

Diego Iwata Lima

Do UOL, em São Paulo

10/07/2022 04h00

O líder Palmeiras, que defende a sua posição contra o Fortaleza neste domingo (10), às 18h (de Brasília), pelo Brasileiro, está cansado. O time já tem 44 partidas jogadas na temporada, ultrapassando a metade dos cerca de 80 que pode fazer no ano caso siga tendo sucesso na Copa do Brasil e na Libertadores.

E se a primeira metade desse montante aconteceu em seis meses, a segunda será comprimida em menos de quatro, por conta da Copa do Mundo do Qatar, que se inicia em 21 de novembro. Quem terá "perna" para aguentar a maratona até o fim? Poupar em alguns jogos será inevitável. Mas em quais? E quem?

Nesta temporada, o Palmeiras já fez mais de 75% dos seus jogos fora do padrão de descanso sugerido pela Fifa: após cada jogo, o time deve ficar três dias sem jogar até que volte a entrar em campo.

Abel Ferreira e o auxiliar João Martins foram bem claros sobre o prognóstico quanto à parte física do Palmeiras: uma incógnita. Com a Libertadores e a Copa do Brasil se afunilando, e o Brasileiro chegando à segunda metade, o dilema sobre quem escalar tende a aumentar.

"O que me preocupa (para a sequência do ano), como eu já disse, é que não sei o que vai acontecer (com a parte física do Palmeiras)", declarou Abel, após a vitória por 4 a 2 sobre o Atlético-GO, em 16 de junho.

"Não é priorizar como dizem aqui, é escolher os que estão melhores (fisicamente)", enfatizou Martins após a vitória sobre o São Paulo por 2 a 1, quatro dias depois da declaração do chefe.

O Palmeiras que chega para encarar o Fortaleza tem 13 jogadores com aparições em pelo menos 70% dos 44 jogos do time na temporada: Rony (40), Dudu (38), Zé Rafael (37), Rafael Navarro (36), Murilo (35), Weverton, Gómez, Scarpa, Wesley, Veron (34), Atuesta e Veiga (33) e Danilo (31).

Entre os citados acima, apenas Navarro, Veron e Atuesta não fazem parte do time preferencial de Abel para os jogos mais decisivos.

Brasileiro é o grande objetivo, mas...

Dos campeonatos sazonais possíveis disputados pelo Palmeiras, Abel Ferreira só não conquistou o Brasileiro e o Mundial. Por isso, também, o Nacional é o maior objetivo do Alviverde no ano. Mas quem é que pode desprezar uma possível conquista de Libertadores que, se viesse, seria o primeiro tricampeonato seguido de um clube brasileiro e o primeiro tetra no geral?

Em entrevista ao UOL Esporte, Daniel Gonçalves, coordenador científico do clube, revelou que existe um arsenal de recursos a serem utilizados para administrar o cansaço do time, que podem incluir até folga dos treinos por alguns dias se necessário, para dosar o desgaste dos atletas.

"A gente sabe que como qualquer trabalhador, às vezes, só de ficar em casa, acaba sendo muito bom para a cabeça. Pode acontecer, mas tudo isso conversado com a comissão técnica. É possível que pensemos em algo, uma recuperação passiva, para recuperar os mais fadigados", disse ele, em maio.

FICHA TÉCNICA

FORTALEZA X PALMEIRAS

Data: 10 de julho de 2022
Local e Horário: Castelão, em Fortaleza, às 18h de Brasília
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Assistentes: Bruno Raphael Pires e Bruno Boschilia
VAR: Flavio Gomes Barroca

Fortaleza: Marcelo Boeck; Ceballos, Marcelo Benevenuto, Titi; Pikachu, Felipe, Hércules, Matheus Vargas, Crispim; Romero e Moisés. Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Gustavo Gómez (Luan), Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga, Dudu, Rony e Scarpa (Wesley). Técnico: Abel Ferreira.

Palmeiras