Topo

São Paulo

Surto de desfalques deve fazer São Paulo ter 13ª formação diferente de zaga

Luizão e Miranda, zagueiros do São Paulo - Rubens Chiri/Perspectiva/São Paulo FC
Luizão e Miranda, zagueiros do São Paulo Imagem: Rubens Chiri/Perspectiva/São Paulo FC

Do UOL, em São Paulo

10/07/2022 04h00

Rogério Ceni teve um quebra cabeça para resolver para a partida de hoje (10) do São Paulo contra o Atlético-MG, fora de casa, pela 16ª rodada do Brasileirão. Com 11 desfalques, o treinador vê na zaga seu maior desafio. Arboleda está fora da temporada após passar por uma cirurgia no tornozelo esquerdo, enquanto Léo e Diego Costa cumprirão suspensões por acúmulos de cartões amarelos.

As ausências devem fazer com que Rogério Ceni mande a campo a 13ª formação diferente de zaga na temporada. A tendência é que o São Paulo enfrente o Atlético-MG com uma linha de quatro defensores, com a dupla de zagueiros sendo formada pelo experiente Miranda e o novato Luizão.

Algo parecido aconteceu contra o Jorge Wilstermann, pela fase de grupos da Sul-Americana. Naquela vez, Ceni manteve o esquema 3-5-2 e colocou o lateral Rafinha para atuar de zagueiro ao lado de Miranda e Luizão.

Aos 20 anos, Luizão fará seu sexto jogo com a camisa do São Paulo. Até aqui, atuou apenas na Copa Sul-Americana, competição em que Rogério Ceni deu espaço a jogadores com poucos minutos na temporada. Luizão disputa espaço com Beraldo, também cria da base são-paulina. Na visão da comissão técnica, ele está mais pronto para jogar no profissional do que o companheiro da base.

A ausência do suspenso Diego Costa tira de Rogério Ceni o jogador mais utilizado nas formações que ele mais utilizou na temporada. O zagueiro de 22 anos atuou oito vezes ao lado de Léo, oito vezes ao lado de Arboleda, e sete vezes junto com os dois em linha de três zagueiros. A quarta composição mais utilizada pelo treinador foi Arboleda e Miranda, que atuaram em seis jogos.

Mesmo com os desfalques, o São Paulo vai a Belo Horizonte com a missão de tentar se reaproximar dos líderes do Brasileirão. O time de Rogério Ceni está na sétima colocação, com 22 pontos, sete a menos que o Palmeiras, primeiro colocado. O Atlético-MG é o terceiro colocado, com 27.

Confira as formações de zaga utilizadas por Ceni na temporada:

Diego Costa e Léo - 8 jogos
Diego Costa e Arboleda - 8
Diego Costa, Arboleda e Léo - 7
Arboleda e Miranda - 6
Diego Costa, Miranda e Léo - 4
Léo e Arboleda - 3
Miranda e Diego Costa - 2
Miranda e Léo - 2
Rafinha, Miranda e Luizão - 1
Beraldo, Miranda e Luizão - 1
Pablo Maia, Miranda e Léo - 1
Rafinha, Miranda e Léo - 1

São Paulo