Topo

O destino de CR7: Cristiano Ronaldo completa uma semana longe de Manchester

Cristiano Ronaldo, jogador do Manchester United e da seleção portuguesa - Ash Donelon/Getty
Cristiano Ronaldo, jogador do Manchester United e da seleção portuguesa Imagem: Ash Donelon/Getty

Colaboração para o UOL, em Maceió

11/07/2022 04h00

O futuro de Cristiano Ronaldo ainda está em aberto. Há uma semana, ele avisou ao seu clube, o Manchester United, que não iria se reapresentar para a pré-temporada. O clube aceitou, mas o anúncio serviu apenas para aumentar os rumores sobre seu destino. Afinal, para onde vai o dono de cinco títulos de melhor do mundo?

Embora o Manchester United dê a entender que quer contar com o astro português, o empresário do jogador, Jorge Mendes, claramente estuda o mercado. A imprensa internacional reportou que ele anda fazendo reuniões com alguns clubes, como Chelsea e Barcelona. Os encontros com Todd Boehly, novo dono do clube londrino, e com Joan Laporta, do Barcelona, foram confirmados, mas quais jogadores foram discutidos, não —além de CR7, Mendes é empresários de nomes como Bernardo Silva, do Manchester City, do brasileiro Fabinho, do Liverpool, ou do argentino Di Maria, que chegou ao Juventus.

A lista de interessados ainda tem Bayern de Munique e Napoli, mas são negociações difíceis. A diretoria do clube alemão, por exemplo, já disse que não tem interesse, enquanto os italianos não sabem se terão dinheiro para a contratação. Em Londres, o técnico do Chelsea, Thomas Tuchel, está relutante com uma possível vinda do atacante.

Parece ser, também, a opinião no Manchester United. Oficialmente, o novo técnico do time, o holandês Erik ten Hag, fez elogios ao português e disse que quer continuar com ele. A imprensa europeia, porém, questiona se Ronaldo ainda consegue fazer um time melhor ao seu redor. Durante a última temporada, por exemplo, foram divulgadas que as reclamações do atacante com seus companheiros de clubes geraram atrito interno.

Além disso, há a questão da opinião do próprio Ronaldo. Segundo o insider do mercado de transferências Fabrizio Romano, o problema com o United é a falta de ambições do clube nesta janela: a opinião é que nenhum grande nome foi contratado. O que se acredita é que o português quer jogar em um time competitivo, não em um que entra de novo em processo de reconstrução.

Enquanto isso, o clube diz que 'questões familiares' deixarão Cristiano Ronaldo fora da pré-temporada do clube. Na última sexta-feira (8), os Red Devils divulgaram o elenco que participaria das viagens para Tailândia e Austrália sem ele: "Cristiano Ronaldo não estará no grupo que viaja para a Tailândia já que ele recebeu um tempo adicional para lidar com um problema familiar", diz o comunicado.

CR7 também está usando menos as redes sociais. Suas três últimas publicações no Instagram, por exemplo, são publicidades e a postagem mais recente foi no dia 2 de julho. Seu texto mais recente sobre o Manchester United foi no dia 6 de junho, quando ganhou o prêmio de melhor jogador do time da temporada 2021/22 em votação dos torcedores.

"Obrigado a todos os fãs que votaram em mim. Eu não poderia estar mais orgulhoso de ganhar o Prêmio Sir Matt Busby no meu ano de retorno a Old Trafford e à Premier League. Este prêmio vai para todos os torcedores que nunca nos decepcionaram durante uma temporada muito difícil. Muito obrigado por estar sempre do nosso lado e por nos ajudar a conseguir o Manchester United de volta aos trilhos. Sabemos que podemos contar com vocês", escreveu.