Fortaleza é derrotado pelo Ceará, mas avança às quartas da Copa do Brasil
O Ceará venceu o Fortaleza por 1 a 0, na noite de hoje (13), mas a classificação às quartas de final da Copa do Brasil acabou ficando com Tricolor do Pici pelo placar agregado de 2 a 1. O Vozão quase marcou mais um nos acréscimos, mas o chute de Vina parou no travessão. A partida foi disputada na Arena Castelão, e o resultado garantiu ao Leão, além da classificação, mais R$ 3,9 milhões aos cofres.
Após eliminar o rival estadual pelo segundo ano seguido na competição, a equipe tricolor aguarda agora o sorteio a ser realizado pela CBF na próxima terça-feira (19), às 13h30, para saber quem enfrentará na próxima fase.
Foi bem: Zé Welison fecha o meio-campo
Zé Welison dominou o meio campo e poucas foram as bolas que passaram por ele no setor. Focado em defender as bolas aéreas, conseguiu desarmar a maioria das investidas do rival.
Foi mal: Nino Paraíba não encontra espaços
Com uma linha defensiva avançada, o lateral Nino Paraíba teve dificuldades em encontrar espaços no meio campo do Fortaleza para fazer transições e proporcionar contra-ataques rápidos ao trio formado por Lima, Zé Roberto e Mendoza, que pouco conseguiram tocar na bola.
Quatro minutos em campo
Victor Luís sentiu o músculo da coxa direita, caiu em campo e não conseguiu seguir no jogo, após pouco mais de quatro minutos em campo. O lateral saiu aplaudido e deu lugar a Bruno Pacheco.
Ceará não consegue criar
Ceará começou estudando o Fortaleza e pouco saiu para o ataque. O esquema montado por Marquinhos Santos conseguiu encaixar a marcação e deixou de dar espaços ao Fortaleza, mas teve dificuldades em criar chances. A primeira entrada na pequena área do Fortaleza, por exemplo, aconteceu apenas aos 32 da primeira etapa. Ao explorar Nino Paraíba pela direita, a equipe desperdiçou boas chances pelos demais setores, já que o lateral estava sempre marcado e não conseguia ir muito longe.
Vina se redime com a torcida
Vina não estava jogando bem nos últimos jogos, mas conseguiu ser decisivo quando a equipe mais precisou e recolocou o Ceará no jogo. Aos 15' da segunda etapa, Richard Coelho levantou na área para o meia mandar para o gol de cabeça.
Fortaleza esquece a vantagem
O Fortaleza não quis saber da vantagem do primeiro jogo e atacou de todo jeito. Os comandados por Vojvoda foram objetivos e, assim que pegavam a bola, acionavam os jogadores de ataque, como Romarinho e Moisés, para concluir no gol. Nos primeiros 15 minutos da etapa inicial, o Leão foi superior e teve grandes chances, mas perdeu a frequência ao longo do tempo e acabou tomando um gol logo no início da segunda etapa.
Pikachu é capitão em despedida
Prestes a deixar o Fortaleza, Yago Pikachu entrou em campo como capitão da equipe no lugar de Titi. O Tricolor do Pici aguarda apenas o pagamento da multa rescisória para rescindir o vínculo e liberar o jogador para o Shimizu S-Pulse, do Japão.
Cronologia
Romarinho levou perigo à defesa do Ceará aos 7' do primeiro tempo, mas a bola parou nas mãos de João Ricardo. O Tricolor voltou a atacar com Pikachu e Moisés, aos 13' e aos 15', mas sem muito perigo. Nino Paraíba tentou responder para o Ceará, aos 25', mas foi parado por Titi. O Vovô apresentou perigo novamente aos 33', em cobrança de falta de Vina direto para o gol, mas espalmada por Fernando Miguel.
Na volta para a segunda etapa, Vina marcou aos 15', e Pikachu tentou descontar aos 24', mas a bola desviou na marcação. A equipe alvinegra voltou a mostrar perigo aos 33', com Iury Castilho, que foi cortado por Zé Welison, Já nos acréscimos, aos 53', Vina mandou a bola no travessão.
Vina manda no travessão nos acréscimos
Com um contra-ataque iniciado ainda no meio-campo, Vina recebeu de Peixoto e mandou de primeira, aos 53 minutos do segundo tempo, mas a bola acertou o travessão. Decepção para a torcida e para o meia, que saiu de campo chorando.
Próximos jogos
O Ceará volta a campo no sábado (16), quando recebe o Corinthians, às 21h (horário de Brasília), pela 17ª rodada do Brasileirão. No dia seguinte, às 18h, o Fortaleza pega o Atlético-GO, fora de casa. Os dois time cearenses lutam para deixar a zona de rebaixamento do torneio.
FICHA TÉCNICA:
CEARÁ 1 x 0 FORTALEZA
Competição: Copa do Brasil - jogo de volta das oitavas de final
Data e horário: 13 de julho de 2022 (quarta-feira), às 20h (de Brasília)
Local: Arena Castelão (CE)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Assistentes: Lúcio Beiersdorf Flor (RS) e Luiz César de Oliveira Magalhães (Fifa/RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Gols: Vina (CEA), aos 15' do 1º T
Cartões amarelos: Vina, Richardson, José Welison (CEA), Richardson; Romarinho, Felipe, Yago Pikachu (FOR)
CEARÁ: João Ricardo, Nino Paraíba (Fernando Sobral), Messias, Richardson, Mendoza, Luiz Otávio, Zé Roberto (Cléber), Richard (Iury Castilho), Vina, Victor Luis (Bruno Pacheco) e Lima (Matheus Peixoto). Técnico: Marquinhos Santos.
FORTALEZA: Fernando Miguel, Ceballos, Benevenuto, Titi, Zé Welison, Ronald (Felipe), Hércules (Habraão), Juninho Capixaba, Yago Pikachu, Romarinho (Matheus Vargas) e Moisés (Silvio Romero). Técnico: Juan Vojvoda.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.