O Fluminense de Fernando Diniz voltou ontem (12), na classificação diante do Cruzeiro pela Copa do Brasil, a fazer uma grande apresentação de futebol, assim como tem acontecido em alguns jogos recentes desde que o treinador retornou ao Tricolor.
Até mesmo Neymar se rendeu ao técnico e usou as redes sociais para externar sua admiração pelo seu trabalho: "Gosto muito do Diniz como treinador, uma pena que no Brasil não dão tempo suficiente".
O Tricolor das Laranjeiras já acumula mais de um mês sem derrotas. O time de Fernando Diniz não sabe o que é perder desde o dia 11 de junho, quando foi superado pelo Atlético-GO por 2 a 0, no Campeonato Brasileiro.
Aproveitando a grande fase do Fluminense e de Fernando Diniz, que ainda segue em busca de um grande título, nós convocamos os colunistas do UOL Esporte para debaterem o seguinte tema: Fernando Diniz é um dos melhores técnicos do futebol brasileiro?
Entre as respostas dos jornalistas, tem quem ame e quem ainda não acredite na qualidade do treinador. Confira:
É um ótimo técnico com ideias modernas e um conceito de jogo ofensivo, bonito de ver. Mas não há nada mais bonito do que títulos, e isso ele ainda não tem. Sem canecos não o vejo no mesmo patamar de grandes vencedores do futebol brasileiro.
ALICIA KLEIN
Está em um caminho mais promissor agora, sereno e tentando aliar desempenho e resultados em suas equipes. Considerando que "maior" tem relação com os feitos e conquistas e "melhor" um conceito mais subjetivo, baseado em preferência pessoal, sim, posso dizer que é um dos melhores, mesmo sem conquistas. Quase sempre gostei de ver seus times jogarem.
ANDRÉ ROCHA
Eu diria que ele tem um dos melhores discursos, uma intenção quase revolucionária. Até hoje faltou a comprovação prática. E tomara que o sucesso continue no Fluminense.
JUCA KFOURI
Não, apesar de viver um bom momento, em que o desempenho está se aproximando de resultados. Um bom momento é o suficiente para seus fãs esquecerem como foi mal no Santos e no Vasco, para falar apenas de trabalhos recentes.
MENON
Diniz é um treinador jovem que vai aprendendo com o tempo. Dizem que nunca ganhou nada, mas essa não é a realidade até que ganhamos? Uma hora vai ganhar, acho inquestionável. Mas o que mais me surpreende é o apego dele a um certo futebol-arte, ao jogo ofensivo, coletivo, solidário. O toque de bola é muita coisa no futebol. Gosto de ver esse Fluminense jogar. E ele teve a sorte de poder contar com um jogador como Ganso, um meia clássico que está em grande fase e que, com seu talento, faz qualquer toque na bola parecer diferente. Para a forma como entendo o jogo, Diniz é hoje o melhor do Brasil.
MILLY LACOMBE
Diniz é um técnico muito diferenciado. Extremamente criativo e não abre mão de seu estilo de jogo por pressão externa. Se conseguir se equilibrar psicologicamente, pode tranquilamente ser o futuro técnico da seleção brasileira.
MILTON NEVES
Sim. Diniz já estava entre os melhores antes do trabalho atual. O que faltou até aqui foi fazer seus times oscilarem menos. Ele está no caminho para conseguir isso no Fluminense.
PERRONE
Fernando Diniz tem boas ideias e uma concepção moderna do jogo. Seus times são sempre agradáveis de se ver. Mas ele ainda não ganhou nada. Muito por causa de seu temperamento que o leva a perder o grupo no médio prazo. Tem muito potencial, sim, se corrigir esse erro. Mas não dá pra considerar um dos melhores um treinador que ainda não ganhou nada até hoje.
RENATO MAURÍCIO PRADO
Sim, e não só porque o Brasil está carente de bons treinadores. Seu método de trabalho é bem interessante e suas equipes geralmente têm propostas ofensivas e jogam um belo futebol. Está entre os melhores e vai subir de patamar quando acalmar os ânimos e ganhar um título importante.
RODOLFO RODRIGUES
Sim. Tem uma proposta bem nítida de jogo, que vai bem além de resumir a saídas curtas com o goleiro, e implementa isso com certa velocidade nos trabalhos que faz. Vem melhorando em aspectos que pecava, como o trabalho de suas equipes sem a bola. Ainda vai crescer mais. Está a menos de dez anos em clubes de alto nível.
RODRIGO COUTINHO
Não. Fernando Diniz é decacampeão do "Troféu Imprensa", mas, até hoje, não ganhou absolutamente nada e futebol é um esporte em que o objetivo é vencer. Após sair do Athletico, o time venceu com o Tiago Nunes (o Tiago Nunes!); após sair do São Paulo, o time saiu da fila com Crespo; deixou Santos, Flu e o próprio Furacão na zona da degola e as equipes melhoraram e se salvaram após sua demissão. Agora, recebeu de Abel Braga o time campeão carioca e, a única certeza, é que será elogiado mesmo que não ganhe absolutamente nada. Agora, tem idade para evoluir, abrir mão de dogmas inúteis como a tara pela saidinha, vencer e, aí, se colocar no mercado como um técnico de time profissional e não de equipe exibição.
VITOR GUEDES
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.