Corinthians enfrenta Santos querendo mais controle de jogo e menos emoção
O Corinthians visita o Santos, na noite de hoje (13), às 21h30 (de Brasília), esperando que o sofrimento que marcou os últimos jogos tenha ficado no passado. Depois de uma montanha-russa emocional, o time de Vítor Pereira agora quer respirar fundo na Vila Belmiro, onde defende a vantagem de quatro gols para avançar às quartas de final da Copa do Brasil.
É o primeiro jogo em muito tempo em que os nervos não estão à flor da pele desde o começo. O clima de decisão é parecido com o da Libertadores, afinal, o risco de eliminação existe, mas a vantagem conquistada na ida permite ao Corinthians entrar em campo podendo controlar o ritmo do clássico com alguma segurança. A novidade é muito bem-vinda para VP, que já não aguenta mais tantas emoções seguidas.
O Corinthians vem de três semanas seguidas em alerta máximo com os jogos de mata-mata. Começou contra o mesmo Santos, na goleada por 4 a 0 no jogo de ida, em seguida os jogos contra o Boca Juniors tiveram alta tensão e disputa de pênaltis, e até a vitória sobre o Flamengo, no último domingo (10), pelo Brasileirão, teve sua dose de sofrimento. A missão na Vila é não deixar mais um compromisso ganhar os contornos dramáticos que têm marcado a sequência corintiana neste mês, de preferência podendo poupar alguns titulares para a sequência no Brasileirão.
É preciso entender a montanha-russa de emoções em uma semana como esta. Nós vivemos na Argentina emoções atrás de emoções, que são difíceis de ser geridas, depois de quatro dias de novo [contra o Flamengo]. É natural que o sistema nervoso não ande calmo. Não consegui dormir bem, hoje dormi muito mal... Tenho que estar mais tranquilo, mas para isso é descansar mais, dormir melhor, e não tem sido possível."
Vítor Pereira, sobre sua expulsão durante jogo contra o Flamengo
Em campo, a classificação na Copa do Brasil deve ficar ainda mais perto, se o Corinthians fizer contra o Santos o que conseguiu contra Boca e Flamengo: defender-se com eficiência, com ou sem uma linha de cinco jogadores atrás. Não é o modelo que Vítor Pereira havia prometido quando foi contratado, mas é a solução que encontrou para manter o time vivo em uma sequência de jogos decisivos e em meio a desfalques. O próprio VP diz que é uma maneira de controlar a partida, mesmo sem ter a posse de bola que gostaria.
O Corinthians segue com o departamento médico cheio. Fagner, Maycon e Renato Augusto estão em transição após lesões musculares e devem continuar fora, assim como Willian (subluxação no ombro), Júnior Moraes (entorse no tornozelo) e Gustavo Mantuan (negociado com o Zenit). Luan também está no departamento médico, mas este não faz falta, afinal não é relacionado há 22 jogos. Lucas Piton chegou a ter suspeita de fratura em um dedo do pé, mas os exames não detectaram lesão.
Com os 4 a 0 da ida, o Corinthians tem gordura para queimar na Vila e pode até perder por três gols de diferença que ainda assim avança às quartas de final da Copa do Brasil. Se o Santos devolver uma goleada por quatro gols, a definição do classificado vai direto para os pênaltis, pois não há critério de gol qualificado fora de casa. Quem avançar vai conhecer o próximo adversário em novo sorteio da CBF.
FICHA TÉCNICA:
SANTOS x CORINTHIANS
Competição: Copa do Brasil, jogo de volta das oitavas de final
Data e horário: 13 de julho de 2022 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Leirson Peng Martins (RS)
VAR: Vinicius Furlan (SP)
SANTOS: João Paulo, Madson, Maicon, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Rodrigo Fernández, Camacho e Léo Baptistão; Ângelo, Lucas Braga e Marcos Leonardo. Técnico: Marcelo Fernandes (interino)
CORINTHIANS: Cássio; Rafael Ramos, Gil, Robert Renan e Bruno Melo; Du Queiroz (Xavier), Roni e Giuliano; Adson, Gustavo Mosquito e Róger Guedes. Técnico: Vítor Pereira
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.