Topo

Palmeiras

O que os dois novos centroavantes do Palmeiras acrescentam ao time de Abel

Miguel Merentiel (esq.) e José Manuel López (dir.) foram apresentados como reforços do Palmeiras ao lado de Leila Pereira e Anderson Barros - Matheus Godoy/UOL
Miguel Merentiel (esq.) e José Manuel López (dir.) foram apresentados como reforços do Palmeiras ao lado de Leila Pereira e Anderson Barros Imagem: Matheus Godoy/UOL

Beatriz Sardinha e Eder Traskini

Do UOL, em Santos e São Paulo

13/07/2022 04h00

O técnico Abel Ferreira viu, finalmente, seu pedido se concretizar: tem centroavantes à disposição. E no plural. Ontem (12), Miguel Merentiel e José Manuel López foram apresentados oficialmente e se aproximam de estarem liberados para estrearem pelo Palmeiras. A dupla oferta diferentes características ao elenco do português.

Abel nunca escondeu que utiliza Rony na função de centroavante por não ter alguém de ofício — e confiança — para a posição. O atacante se adaptou e já está acostumado a atuar centralizado, mas com a chegada de mais opções pode voltar a ser opção pelo lado do campo.

Com Merentiel, o Palmeiras tem um centroavante completo, que sabe sair da área para ajudar na armação, fazer o pivô e também recompor. Perto do gol, tem bom poder de finalização para além da perna direita. Já Flaco López é um jovem de 21 anos, boa estatura e muito forte no jogo aéreo. Ao contrário de Merentiel, é canhoto.

A dupla vem recompor as perdas que o elenco de Abel Ferreira teve nos últimos meses: saíram Luiz Adriano, Deyverson e Willian. Os três tiveram mais de 30 jogos cada um na temporada 2021.

Neste ano, porém, o posto de comandante do ataque alviverde foi basicamente dividido somente entre Rony e Rafael Navarro. O camisa 10 foi titular 34 vezes, enquanto Navarro saiu jogando em 13 oportunidades.

O Palmeiras poderá inscrever Merentiel e López a partir do dia 18 deste mês, quando reabre a janela internacional de transferências.

Como chegam Merentiel e López

Na temporada 21/22, Miguel Merentiel jogou 18 partidas, marcou oito gols e deu duas assistências pelo Defensa y Justicia (ARG). José Manuel López tem números parecidos na sua última temporada pelo Lanús (ARG): foram 19 jogos, sete gols e duas assistências.

Ambos tiveram os direitos adquiridos pelo Palmeiras. O time paulista pagou R$ 48 milhões em José Manuel López, jogador que é considerado uma promessa do futebol argentino e agora tem o Verdão como dono de 70% de seu passe. No caso de Miguel Merentiel, o valor foi um pouco mais modesto, o Palmeiras adquiriu 80% do passe do jogador por cerca de R$ 7,5 milhões, de acordo com a cotação da época.

O que Abel diz sobre eles

"(López) É um jogador versátil, de profundidade, forte no jogo aéreo, canhoto. Eu digo que ele tem características um pouco diferentes do Merentiel. López é mais de profundidade, atacante bem o espaço. Ele pode entrar a jogar com as linhas mais baixas, não só pela altura, mas no jogo entrelinhas"

"(Merentiel) É um jogador que demonstrou muita vontade de vir. É um jogador com características mais de profundidade, mais agudo. Eu não gosto de centroavantes que ficam parados lá na frente, gosto de centroavantes móveis. Mas, porventura, vamos ainda à procura que outro possa nos ajudar nessa função. Já vos disse que o Rony está fazendo uma função nova, não era essa a função dele, mas o que nos dá na frente é muito bom"

Palmeiras