Topo

Copa do Brasil - 2022

América-MG volta a vencer o Botafogo e avança às quartas da Copa do Brasil

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

14/07/2022 22h51

O América-MG está nas quartas de final da Copa do Brasil. O Coelho segurou o ímpeto inicial do Botafogo, no Nilton Santos, teve atuação confortável e voltou a vencer no confronto, garantindo vaga na próxima fase da competição. O triunfo por 2 a 0 foi construído com gols de Felipe Azevedo e Pedrinho, um em cada tempo.

No Independência, no primeiro encontro entre as equipes, os comandados do técnico Vagner Mancini já haviam vencido por 3 a 0, o que representou boa vantagem para o jogo da volta.

O sorteio dos confrontos das quartas acontece na próxima terça-feira (19), às 13h30 (horário de Brasília). No evento também será definida a ordem dos mandos das partidas.

Os times voltam a campo no fim de semana, pelo Campeonato Brasileiro. O Glorioso encara o Atlético-MG, em casa, enquanto o América-MG recebe o Red Bull Bragantino.

Representante mineiro

O América-MG se tornou o representante mineiro nas quartas de final da Copa do Brasil. O Atlético-MG foi eliminado pelo Flamengo, e o Cruzeiro deu adeus após confronto com o Fluminense.

Perto da campanha histórica

Com a classificação às quartas de final, o América-MG está a uma fase de alcançar a histórica campanha da Copa do Brasil de 2020, quando foi semifinalista — acabou eliminado para o Palmeiras.

Quem foi bem - Pedrinho

O atacante do América-MG estava bem acordado. O camisa 29 fez boa partida e, principalmente no primeiro tempo, foi uma válvula da equipe de Mancini, participando ativamente de bons lances ofensivos, como o que resultou no gol de Felipe Azevedo. Além disso, foi o autor do segundo gol do Coelho no jogo.

Quem foi mal - Kanu

O zagueiro do Botafogo não esteve em uma boa noite. Ele falhou na saída de bola e em posicionamento em alguns lances, inclusive, o que gerou o gol do América-MG.

Desempenho do Botafogo

A equipe alvinegra entrou em campo com a necessidade de mudar o cenário negativo após a derrota no jogo de ida. Com uma formação no 4-3-3, o Glorioso iniciou o jogo tendo mais a posse e buscando pressionar o adversário — Cavichioli até fez boas defesas —, mas, aos poucos, passou a dar espaços e viu o adversário chegar ao ataque com mais facilidade. O embalo iniciar perdeu potência e o Alvinegro encontrou mais obstáculos para chegar à frente.

Na volta do intervalo, Luís Castro fez alterações para tentar mudar a perspectiva do jogo, mas as alterações não surtiram o efeito imaginado. Apesar de ter rondar a área adversária nos primeiros minutos, faltou criatividade para criar chances mais claras. Ao mesmo tempo, voltou a dar espaços.

Desempenho do América-MG

Com uma boa vantagem no placar, o América-MG foi para o jogo com uma equipe leve e uma estratégia bem montada. Os comandados de Vagner Mancini conseguiram segurar a pressão inicial do Botafogo e, com boa troca de passes, passou a ter boa presença no campo de ataque. Em uma das investidas, houve espaço pelo lado esquerdo e, após cruzamento, Felipe Azevedo abriu o placar, ampliando o placar agregado.

No segundo tempo, o Coelho voltou a ter uma atuação segura e controlar as ações do jogo. Novamente, achou espaços e balançou a rede, ficando ainda mais tranquilo no duelo.

Cronologia

O jogo começou com o Botafogo pressionando bastante e buscando diminuir a vantagem do América-MG no placar agregado. Em menos de dez minutos, a equipe alvinegra já havia finalizado três vezes, visto que Matheus Cavichioli teve de fazer grande defesa em finalização de Lucas Fernandes.

Gatito salva

Depois do "abafa" inicial, o América-MG passou a achar espaços e quase abriu o placar com Henrique Almeida, que deu um peixinho após cruzamento da direita, mas parou em grande defesa de Gatito.

Vantagem maior

O América-MG abriu o placar com Felipe Azevedo. O time mineiro chegou ao ataque pela direita, quando Henrique Almeida recebeu de calcanhar de Pedrinho, avançou e cruzou rasteiro. O camisa 11, de carrinho, completou para a rede.

Fechou o tempo

Na reta final do primeiro tempo, houve uma confusão entre jogadores dos dois times. Pedrinho tentou passar por Lucas Fernandes com uma lambreta e, quando a bola saiu, Carli foi tirar satisfação. Houve encaradas e empurrões dos dois lados. A partir daí, o clima da partida ficou quente e houve vários princípios de confusões.

Anulado

Na volta do intervalo, o cenário da partida foi similar com o do início do jogo, com o Botafogo tentando empurrar o América-MG, e os visitantes apostando nas saídas da velocidade.

O Alvinegro chegou a balançar a rede, em lance em que Erison recebeu nas costas da defesa, tocou por cima de Cavichioli e mandou para a rede. A arbitragem, porém, apontou impedido do atacante, confirmado pelo VAR.

Do outro lado valeu

Pouco depois do gol anulado do Botafogo, o América-MG fez o quinto no placar agregado. Matheusinho avançou pela direita e acionou Pedrinho. O atacante cortou para o meio e mandou no cantinho direito de Gatito.

Protestos

Após o segundo gol do América-MG, os torcedores do Botafogo presentes ao Nilton Santos fizeram protestos contra o time e o técnico Luís Castro.

FICHA TÉCNICA:

BOTAFOGO 0 x 2 AMÉRICA-MG
Competição: Copa do Brasil - jogo de volta das oitavas de final
Data: 14 de julho de 2022, quinta-feira
Horário: 21h (de Brasília)
Local: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa/SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (Fifa/SC) e Alex dos Santos (SC)
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Erison, Carli e Tchê Tchê (BOT); Patric, Danilo Avelar (AME)
Gols: Felipe Azevedo, do América-MG, aos 21'/1ºT; Pedrinho, do América-MG, aos 16'/2ºT

BOTAFOGO: Gatito Fernández; Saravia, Carli (Philipe Sampaio), Kanu, Hugo (DG); Patrick de Paula (Matheus Nascimento), Tchê Tchê (Del Piage); Vinícius Lopes, Lucas Fernandes, Gustavo Sauer (Jeffinho); Erison. Técnico: Luís Castro

AMÉRICA-MG: Matheus Cavichioli; Patric (Raúl Cáceres), Éder, Luan Patrick e Danilo Avelar (Marlon); Lucas Kal, Juninho e Matheusinho; Felipe Azevedo (Índio Ramírez), Pedrinho (Aloísio) e Henrique Almeida (Conti). Técnico: Vagner Mancini