Topo

Hulk diz que perdeu 6kg contra o Fla; especialistas dizem como é possível

Hulk, do Atlético-MG, em jogo contra o Flamengo pela Copa do Brasil - ALEXANDRE DURÃO/ZIMEL PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Hulk, do Atlético-MG, em jogo contra o Flamengo pela Copa do Brasil Imagem: ALEXANDRE DURÃO/ZIMEL PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Flavio Latif

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/07/2022 11h20

O atacante Hulk revelou na zona mista, ontem, no Maracanã, que perdeu 6 quilos durante a derrota do Atlético-MG por 2 a 0 para o Flamengo, no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil — a equipe mineira foi eliminada mesmo após vencer a ida por 2 a 1.

Desde que cheguei no Atlético, esse foi o jogo que mais me desidratei. Eu perdi seis quilos hoje. Foi uma canseira [o exame antidoping]. Estava cansado. Comecei com 97 kg, terminei com 91kg. E ainda cai no doping. Fiquei quatro horas ali, bebi 30 litros de água. Mas estava difícil urinar. Deu certo. Agora é voltar para casa" Hulk, atacante do Atlético-MG

O peso perdido por Hulk assusta por ser muito alto, e algumas pessoas questionaram a afirmação do atleta. O UOL Esporte entrou em contato com dois preparadores físicos, que explicaram porque isso é possível e como acontece o processo.

"Uma desidratação dessa magnitude, pra um cara que tem massa corporal bem grande como ele, acontece sim. Certamente a temperatura deveria estar alta e isso promove uma dificuldade maior de perder calor e a forma de perder calor do nosso organismo é o suor. Eu acredito que pelo menos 90% desse peso tenha sido de líquido de sudorese", falou ao UOL Turibio Leite, ex-fisiologista do São Paulo.

Anselmo Sbragia, preparador físico que trabalhou com Hulk na seleção brasileira em 2013 e 2014, disse que o jogador naturalmente tem uma perda de líquido maior do que outros atletas. No entanto, nos níveis que aconteceram contra o Flamengo, podem acarretar sérios problemas.

"Se ele perdeu 6kg, ele teve uma perda de 6% do peso corporal, até 2% é aceitável para atletas de futebol profissional de alto rendimento. Acima de 3% é muito importante essa perda, pode acarretar até em dano celular, muscular, queda de rendimento — tudo isso, porque é um processo de desidratação. Também pode acontecer pela temperatura, e também pela umidade do ar", afirmou

"No caso do Hulk, tive oportunidade de trabalhar com ele na seleção brasileira em 2013 e 14, e ele tem uma perda de líquido muito grande. No intervalo ele trocava todo material, como ele estava muito úmido [o material esportivo] começava a pesar, então ele fazia essa troca", acrescentou.

Apesar de ser algo inusitado, Hulk não é o primeiro jogador a perder muito peso durante uma partida de futebol. Sbragia lembrou que o ex-zagueiro paraguaio Carlos Gamarra chegou a perder 5 quilos em uma partida.

"O Gamarra, por exemplo, que foi um atleta com quem eu trabalhei, perdeu 5kg em uma partida. Isso existe mesmo, pode acontecer, e depois fica difícil no doping mesmo porque desidrata tanto que para conseguir realizar o exame, urinar, demora um pouco mais e tem que ingerir muito líquido pra realizar o exame de forma adequada", concluiu.

O Atlético-MG volta a campo no próximo domingo (17), contra o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro, no estádio Nilton Santos, às 18h (de Brasília).