Topo

Maracanã em êxtase: Flamengo causa euforia e mostra reação para temporada

Letícia Marques

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/07/2022 04h00

A classificação do Flamengo na Libertadores veio com uma goleada histórica, a da Copa do Brasil, por sua vez, saiu após o time reverter o resultado adverso diante do Atlético-MG. Em meio a isso, a euforia toma conta das arquibancadas e o time ensaia uma reação para o restante da temporada.

Dorival Junior chegou há um mês para arrumar a casa e, no décimo jogo, o elenco traça o caminho rumo aos objetivos de 2022. Vivendo meses de pressão ainda com Paulo Sousa no comando, o Fla parece ter feito as pazes com a torcida e viver semanas mais tranquilas.

O Maracanã recebeu mais de 68 mil torcedores que protagonizaram o 'inferno' prometido por Gabigol, após a derrota no jogo de ida, no Mineirão. A festa da torcida com faixas, foguetório e sinalizares trouxe calmaria ao time, que foi abraçado desde antes do apito inicial.

Pela primeira vez em muito tempo, todos os jogadores foram aplaudidos na hora da escalação e também após o apito final. A euforia da torcida do Rubro-Negro traz à tona a demonstração de força para a reação do time, que vive um processo de reformulação.

"Ter a consciência de que a gente não é nada ainda. A gente tem muito o que evoluir e continuar com a humildade para reconhecer que para ser bom você precisa provar todos os dias", disse David Luiz, que contou com apoio de Gabigol:

"O Flamengo está em reestruturação. Nós perdemos um ídolo que é o Arão, é uma perda considerável. Perdemos o Andreas, que é um craque de bola. Chegou Vidal, chegou o [Everton] Cebolinha e nós estamos ansiosos para estrearmos com eles. O Vidal tem a cara do Flamengo. Espero que ele se divirta no Rio de Janeiro, trabalhe bastante e ajude a gente", comentou o atacante.

Classificado às quartas da Libertadores e da Copa do Brasil, o Flamengo contara com, pelo menos, dois reforços: Everton Cebolinha e Vidal, que foi anunciado logo após a vitória de ontem. O chileno, inclusive, acompanhou no Maracanã a classificação do Rubro-Negro às quartas de final da Copa do Brasil.

Internamente, passar de fase era fundamental pelo peso das contratações, que só poderiam ir a campo no mata-mata nacional com a vaga garantida nas quartas de final. Além disso, os reforços são vistos como mais algumas peças fundamentais para a caminhada.

A vitória em cima do Atlético-MG foi o tira-teima de um elenco que esboça a retomada do protagonismo e traz um respiro de tranquilidade para os próximos passos. Agora, o Flamengo se prepara para enfrentar o Coritiba, sábado (16), no Mané Garrincha, pelo Brasileirão.

Confusão na entrada

Mas nem tudo foi perfeito ontem no Maracanã. Vários torcedores forçaram e conseguiram entrar no estádio sem ingressos, já que estouraram uma barreira de proteção feita na entrada do local. Ninguém foi detido na confusão.

Vidro quebrado

A chegada do Atlético-MG no estádio também não foi tranquila, já que uma pedra foi arremessada em direção ao ônibus que estavam os jogadores e a comissão técnica, e quebrou um vidro. Ninguém ficou ferido.