Santos corre risco com CBF após invasão, mas já evitou punição na Conmebol
O Santos corre risco de ser punido na CBF após as invasões no gramado da Vila Belmiro na vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians, ontem (13), pela Copa do Brasil. Na Sul-Americana, porém, o Peixe se livrou de punição pesada por episódio semelhante.
Na Copa do Brasil, oito pessoas invadiram o gramado e foram detidos. Um deles partiu para cima e agrediu o goleiro Cássio, do Corinthians. O golpe só não o atingiu em cheio porque Marcos Leonardo e seguranças reduziram a velocidade do agressor. Foram registrados também sinalizadores acesos e arremesso de objetos e bombas no campo. Depois do 4 a 0 na Neo Química Arena, o Peixe foi eliminado na competição nacional.
O Santos pode ser punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A princípio, o enquadramento será no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de desordens na praça desportiva. Dependendo da gravidade do caso, a pena pode chegar a perda de mandos de campo, além de multa de até R$ 100 mil.
Na Sul-Americana, problema semelhante ocorreu na vitória por 1 a 0 sobre o Unión La Calera (CHI), também na Vila, no dia 18 de maio. Torcedores invadiram o gramado e agrediram jogadores do La Calera após uma confusão entre os atletas em campo. A Conmebol avaliou o caso e apenas multou o Santos em 30 mil dólares (R$ 150 mil), sem perda de mando.
O goleiro John e o Léo Baptistão foram expulsos e acabaram punidos com dois e três jogos de suspensão, respectivamente. O Santos temeu por punição maior e se sentiu aliviado ao receber somente a multa da Conmebol.
Posicionamento do Santos
"O Santos FC lamenta os fatos ocorridos ao final da partida contra o Corinthians, na noite de quarta-feira (13), na Vila Belmiro. O Clube não pode compactuar com atitudes agressivas, contra tudo o que o esporte prega, e lamenta ter sido palco para que vândalos travestidos de torcedores agissem como marginais.
Leonardo Valeriano de Souza, Roberto Henrique Sabioni, Tiago Rodrigues de Souza, Lucas da Silva Ramos, Cristopher Barbosa Barcelos, Matheus da Silva Pereira e Gabriel Andrade dos Santos foram detidos e identificados pela Polícia Militar, já tendo sido elaborados os respectivos Boletins de Ocorrência com a aplicação de pena restritiva de direitos aos mesmos, consistente em multa pecuniária em favor do Estado, denúncia junto ao Ministério Público.
Destes sete, o Santos FC já identificou que Gabriel Andrade dos Santos pertence ao quadro de sócios do Clube e iniciará o processo de expulsão. Eventuais danos financeiros que o Clube venha a sofrer, em razão dessa ocorrência, serão cobrados judicialmente dos infratores.
O Santos FC se desculpa com toda a sua torcida, com os atletas do time adversário, com a CBF e com o público em geral que assistiu a esses atos inaceitáveis".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.