Topo

Corinthians

Corinthians: Balbuena é 'reforço de guerra' em acordo diferente ao de Yuri

Balbuena foi bicampeão paulista e campeão brasileiro pelo Corinthians e está prestes a voltar - Ale Cabral/AGIF
Balbuena foi bicampeão paulista e campeão brasileiro pelo Corinthians e está prestes a voltar Imagem: Ale Cabral/AGIF

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

15/07/2022 04h00

Fabián Balbuena tem tudo para retornar ao Corinthians após quatro anos. O acordo de empréstimo por um ano já está costurado, e o zagueiro deve se tornar nos próximos dias o primeiro "reforço de guerra" do Alvinegro: mais um jogador que usou a permissão da Fifa para suspender seu contrato devido à invasão da Rússia à Ucrânia.

A chegada do paraguaio só é viável porque a Fifa ampliou a chamada "cláusula de guerra" e permitiu que os atletas de clubes russos e ucranianos suspendam seus contratos de forma unilateral até junho de 2023. Balbuena se despediu do Dínamo de Moscou (RUS) no último domingo (10) e ficou livre para negociar com quem quisesse, por um ano.

O Corinthians já contratou três jogadores de times ucranianos e russos desde o início da guerra, mas nenhum nestes moldes. Júnior Moraes, Maycon e Yuri Alberto não precisaram solicitar a suspensão de seus contratos. A Fifa permite que os clubes contratem até dois jogadores com a "cláusula de guerra", e o primeiro do Alvinegro deve ser Balbuena.

Nos casos de Maycon e Yuri, a negociação dos empréstimos envolveu também os clubes com os quais a dupla tem contrato. É por isso que os times europeus têm contrapartidas nas contratações: o Shakhtar Donetsk pode aceitar uma proposta de compra pelo volante a qualquer momento, enquanto o Zenit levou Ivan e Gustavo Mantuan na troca de empréstimos.

A contratação de Júnior Moraes foi diferente. Ele não precisou suspender seu contrato com o Shakhtar porque o vínculo já estava prestes a terminar: a permissão da Fifa tinha prazo maior do que o contrato em si. O atacante ficou sem clube, negociou diretamente com o Corinthians e assinou contrato até dezembro de 2023.

Balbuena já tem acordo encaminhado com o Corinthians, que espera o reforço nos próximos dias para assinar contrato. Ele viajou da Europa direto ao Paraguai para reencontrar a família, que não via há meses por causa da guerra na Ucrânia, e depois da visita desembarca no Brasil para acertar os últimos detalhes com o Alvinegro.

Uma vez confirmada a contratação, Balbuena pode ser inscrito na CBF a partir de segunda-feira (18). Com isso estaria livre para reforçar o elenco de Vítor Pereira, que atualmente tem cinco opções para a zaga: Bruno Méndez, Gil, Raul Gustavo, Robert Renan e Robson Bambu.

Corinthians