Topo

OPINIÃO

Menon: São Paulo teve classificação inesquecível em noite macabra de Veiga

Do UOL, em São Paulo

15/07/2022 00h05

Uma noite inesquecível para os são-paulinos. Em um Allianz Parque lotado, o Tricolor eliminou o Palmeiras nos pênaltis e avançou para as quartas de final da Copa do Brasil, em partida com desfecho bem diferente dos minutos iniciais. O Verdão marcou dois gols em 12 minutos e deu a impressão de que sufocaria o arquirrival, mas viu Raphael Veiga viver um pesadelo ao desperdiçar duas penalidades.

Na Live do São Paulo, programa do UOL Esporte logo após os jogos do Tricolor, os jornalistas Marcelo Hazan e Menon destacaram a reviravolta são-paulina na partida. Em questão de poucos minutos, o que parecia ser uma nova eliminação para o Palmeiras mudou completamente para uma redenção.

O Palmeiras teve a chance de fazer 3 a 0 e praticamente encaminhar a classificação no segundo tempo. O Verdão teve um pênalti a seu favor, mas Raphael Veiga, um dos melhores cobradores do Brasil, mandou a bola para fora. Para piorar, logo depois, Luciano converteu uma penalidade. O placar de 2 a 1 fez a vaga ser decidida nas cobranças de pênaltis. E, fato inédito em sua passagem pelo clube alviverde, Veiga errou novamente, desta vez com uma defesa de Jandrei.

"É uma classificação fundamental, importante, digna, marcante e inesquecível. Mas ela não demonstra que o São Paulo está pronto. Será muito importante para o restante do campeonato e é fundamental financeiramente. A classificação veio fundamentalmente pelo Jandrei, que fez uma partida espetacular e pela entrada do Luciano. Mas o Palmeiras jogou mais, em noite macabra do Raphael Veiga", analisou Menon.

Perecini ressaltou a importância do feito do São Paulo, que superou um rival de nível muito alto. "Se tem algo que não falta a esse time é vontade, entrega, comprometimento. 'Só' foi enfrentar o melhor time da América na casa dele. E cheio de reforços. Não tinha Rony nem Navarro, mas tinha Weslei, Gabriel Verón, Veiga, Scarpa e um meio-campo repleto de opções. É um time mais qualificado tecnicamente, com um técnico mais qualificado há mais tempo em um clube com ambiente vencedor. Ignorar esse cenário não dá", comentou.

Para Menon, a vaga na próxima fase deve ser muito comemorada, mas com a noção de quela não significa que o Tricolor resolveu todos os seus problemas. "É bom não achar que está tudo resolvido e maravilhoso no São Paulo. Realmente, o Palmeiras jogou mais, mas o São Paulo está nas quartas de final. Impressionante", disse o colunista do UOL, recomendado cuidado para não haver uma empolgação excessiva.

Perecini também destacou a reação são-paulina após o início avassalador do Palmeiras, o que mostrou uma recuperação psicológica rápida após um duro golpe. "O São Paulo se classificou pelo futebol. Se o Raphael Veiga faz o gol de pênalti, com 3 a 0 dificilmente teríamos uma classificação do São Paulo. No segundo tempo, o Tricolor conseguiu colocar a bola no chão e foi até melhor do que o Palmeiras em vários momentos. O São Paulo jogou e botou a casa em ordem. Se fosse um time com medo depois do atropelo com doze minutos, acabaria ali o jogo", observou.

O início da partida desta quinta-feira (14) foi semelhante ao da segunda partida da final do Paulistão, quando o Palmeiras exerceu forte pressão. Naquela ocasião, o time alviverde goleou por 4 a 0 e ficou com a taça. Perecini frisou que o Tricolor aprendeu a lição e teve qualidade para dar a volta por cima. "O São Paulo segue com trabalho. Não é favorito a nenhuma competição, mas tem organização. Dentro das possibilidades, o Rogério Ceni vem buscando algumas improvisações para esse time continuar sendo competitivo", finalizou.

Não perca! A próxima edição da Live do São Paulo será no domingo (17), logo após a partida contra o Fluminense pelo Brasileirão. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do São Paulo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.