Topo

PSG inicia temporada com reformulação em andamento e novidades no time

Christophe Galtier em apresentação como novo técnico do PSG - Reprodução
Christophe Galtier em apresentação como novo técnico do PSG Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

15/07/2022 04h00

Um novo PSG, ainda em reformulação, entra em campo hoje (15) para o primeiro jogo de sua pré-temporada para 2022/23. O adversário é o modesto Quevilly, time francês que atualmente disputa a segunda divisão do país, e o duelo acontece no próprio CT do Paris Saint-Germain, a partir das 12h (de Brasília). A partida terá transmissão ao vivo da PSG TV Premium e do canal da Twitch do clube parisiense.

A grande novidade estará no banco de reservas. Campeão do Francês em 2020/21 com o Lille, Christophe Galtier assume a vaga deixada por Pochettino e será o novo responsável por tentar fazer funcionar o trio Messi, Neymar e Mbappé, maior aposta do time que mais uma vez inicia a temporada com o mesmo objetivo: conquistar o inédito título da Liga dos Campeões.

A renovação de Mbappé após fortes rumores de acerto com o Real Madrid, aliás, é vista, por enquanto, como a maior vitória de um clube que quase não contratou nesta janela de transferências —seguido de Neymar, que chegou a ser especulado deixar o PSG e contou com o apoio de Galtier para permanecer. De concreto, apenas um nome foi anunciado até aqui: o meia Vitinha, ex-Porto, comprado por 40 milhões de euros.

A contratação já exemplifica bem a mudança de filosofia adotada pelo presidente Nasser Al-Khelaifi para a nova temporada. "A intenção é garimpar melhor os jovens talentos que estão brotando, e não mais esperar que eles se transformem em atletas 'world class' para depois contratá-los por um preço bem mais elevado", explicou Rafael Reis em sua recente coluna no UOL.

Tanto é que os outros alvos do PSG neste mercado da bola têm um perfil bem diferente do que o clube costumava ir atrás nos anos anteriores. Agora, nomes como o zagueiro Milan Skriniar (Inter de Milão), o meia Renato Sanches (Lille) e os atacantes Gianluca Scamacca (Sassuolo) e Hugo Ekitike (Reims) estão na mira da nova diretoria, outro departamento que passou por reformulação: saiu o brasileiro Leonardo, entrou o português Luís Campos, que ajudou o Monaco a descobrir e desenvolver Mbappé.

Quem saiu e 'indesejáveis'

A principal ausência dentro de campo será Angel Di María. Jogador do PSG desde a temporada 2015/16, o argentino que conquistou 18 títulos com a camisa do time parisiense não teve o contrato renovado e agora jogará pela Juventus, da Itália.

Para iniciar a pré-temporada, a expectativa é que Christophe Galtier não mande a campo jogadores considerados 'indesejáveis' pela nova diretoria. O técnico deixou clara a intenção de trabalhar com um elenco reduzido neste início de temporada, e nomes como Mauro Icardi, Kurzawa, Draxler, Ander Herrera, Wijnaldum, Ebimbe, Rafinha Alcântara, Sérgio Rico e Idrissa Gueye devem ser cortados.

A provável escalação do PSG para o jogo de hoje tem Donnarumma; Hakimi, Marquinhos, Ramos, Mendes; Gueye, Herrera, Vitinha; Neymar, Messi, Mbappé.

Mais amistosos e Supercopa

A temporada 2022/23 do PSG começa oficialmente no dia 31 de julho, com a disputa da Supercopa da França, contra o Nantes. Antes disso, além do Quevilly, a equipe parisiense medirá forças com três clubes japoneses: Kawasaki Frontale, dia 20, Urawa Reds, dia 23, e Gamba Osaka, dia 25.