Topo

VAR de Palmeiras x São Paulo é cortado de rodada do Brasileirão

Leandro Pedro Vuaden apitou Palmeiras x São Paulo, jogo das oitavas de final da Copa do Brasil - Marcello Zambrana/AGIF
Leandro Pedro Vuaden apitou Palmeiras x São Paulo, jogo das oitavas de final da Copa do Brasil Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Do UOL, em São Paulo

15/07/2022 22h52

A eliminação do Palmeiras para o São Paulo nas oitavas de final da Copa do Brasil segue quente fora de campo. Após o clube paulista enviar um ofício à CBF contra a arbitragem de Leandro Pedro Vuaden e a atuação do VAR, a entidade responsável pelo futebol nacional "cortou" a dupla do árbitro de vídeo no jogo de ontem da próxima rodada do Campeonato Brasileiro.

Em nota divulgada em seu site, a CBF informou que Emerson de Almeida Ferreira e Marcus Vinicius Gomes — responsáveis pelo VAR em partida no Allianz Parque — não estão mais escalados para o duelo entre Athletico-PR e Internacional, marcado para amanhã, às 16h30 (de Brasília), pela 17 rodada do Brasileirão.

A entidade — que ainda não divulgou os áudios do jogo de ontem — explica que os profissionais "estão sob avaliação de seu desempenho técnico" e serão substituídos por Daiane Caroline Muniz dos Santos e Fabrício Porfírio de Moura.

Emersron e Marcus Vinicius também foram tirados, sob mesma justificativa, da escala da partida entre Sport e Vila Nova, marcada para a próxima segunda-feira, pela Série B do Brasileirão.

Já Leandro Pedro Vuaden segue, até o momento, relacionado para a partida entre Ceará e Corinthians, amanhã, às 21h (de Brasília), pela Série A.

Palmeiras reclama da arbitragem

Além de amargar a eliminação em casa, o Palmeiras reprovou a atuação da arbitragem no jogo de ontem, onde venceu o São Paulo por 2 a 1, mas acabou eliminado nos pênaltis.

Na opinião dos dirigentes e da comissão técnica de Abel Ferreira, a arbitragem usou critérios diferente na marcação do pênalti de Gustavo Gómez em Calleri e na não marcação de um possível pênalti do zagueiro Diego Costa em Dudu.

Aos 27 minutos do primeiro tempo, Dudu invadiu a área pelo lado direito e tentou driblar o defensor são-paulino. O camisa 4 usa o braço direito para obstruir o atacante, mas Vuaden, que estava perto do lance, mandou o jogo seguir. O VAR da partida não chamou o árbitro para conferir o lance e manteve a decisão de campo.

No segundo tempo, o vídeo auxiliou Vuaden no lance envolvendo Calleri. Depois de rever o lance, o juiz voltou atrás da decisão de marcar toque de mão do argentino e confirmou a penalidade para o São Paulo.

O Palmeiras também teve um pênalti a favor marcado com o auxílio do VAR, no segundo tempo, em toque de mão de Calleri dentro da área após chute de Dudu. Raphael Veiga, porém, desperdiçou.