Topo

Athletico e Inter não saem do zero e perdem chance de assumir liderança

Do UOL, em Porto Alegre

16/07/2022 18h24

Athletico-PR e Inter tentaram, mas não houve vencedor no jogo de hoje (16), em Curitiba, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O placar de 0 a 0 persistiu mesmo com duas bolas na trave em favor do time gaúcho e gol de Terans, anulado por desvio com a mão. A consequência do empate é uma chance desperdiçada: assumir a liderança temporária.

Internacional e Athletico poderiam dormir na liderança e ficar de olho nos jogos de Corinthians e Palmeiras. Não deu.

O Athletico chega a 28 pontos, um a menos que o Inter. O Corinthians também tem 29, mas joga contra o Ceará hoje, em Fortaleza. O Palmeiras entra em campo na segunda-feira, contra o Cuiabá, e pode disparar na ponta com a chance de bater 33 pontos.

O Inter segue em terceiro na tabela e o Athletico vem logo atrás, em quarto. Mas ambos podem ser ultrapassados, ao longo da rodada, por Atlético-MG e Fluminense.

Na próxima rodada o Athletico recebe o Atlético-GO e o Inter encara o São Paulo, em Porto Alegre. Os dois jogos serão na quarta-feira (20).

Quem foi bem: Carlos de Pena

Uruguaio distribuiu o jogo, finalizou com perigo e acertou a trave no primeiro tempo. Na etapa final, tentou até de cabeça

Quem decepcionou: David Terans

Peça-chave no time de Felipão, fez um jogo em muitos altos e baixos. No segundo tempo, usou claramente a mão para desviar a bola e marcar gol. Sequer comemorou e assentiu quando arbitragem foi salva pelo VAR - que flagrou a irregularidade.

Bola longa e jogo aberto

Os dois times trocaram poucos passes e apostaram no mesmo expediente para avançar metros e mais metros em campo: lançamentos longos. Em tiro de meta, a partir dos laterais, zagueiros ou volantes. Tanto Athletico quanto Inter usaram a bola longa para acelerar a viagem ao ataque. Resultado? Um jogo aberto, franco.

Inter acerta a trave duas vezes

O Inter conseguiu encaixar melhor a estratégia no primeiro tempo. Pedro Henrique acertou a trave esquerda e mais tarde foi Carlos de Pena quem parou na baliza. Além da pontaria e da bola longa, a atuação colorada teve outra marca: escanteio. Antes do intervalo foram cinco cobranças de canto, batendo a média de escanteios do time no campeonato em apenas 45 minutos.

Athletico testa Daniel

O Furacão criou duas boas chances com bola longa e ajuda da defesa colorada. No primeiro lance, Vitão errou. No segundo, a defesa inteira vacilou e faltou precisão ao Athletico para marcar. Erick chutou em cima de Daniel, mesmo dentro da área. Antes da chance real de gol, o time da casa testou o goleiro colorado em chutes de longe.

Terans faz gol com a mão

No segundo tempo, o Athletico encurralou o Inter e passou a martelar em busca do gol. Aos 15, a rede balançou depois de cruzamento de Abner e conclusão de Terans. Mas o camisa 20 marcou com ajuda da mão, usada para desviar a bola. O Inter protestou na hora e o VAR confirmou a irregularidade.

Emoção até o último segundo

Nos acréscimos, o Inter teve mais uma chance. Johnny entrou na área depois de vacilou da defesa do Athletico e chutou à queima-roupa. Bento defendeu em dois tempos. Houve até discussão entre os jogadores do Furacão por conta do lance.

FICHA TÉCNICA
ATHLETICO-PR 0 X 0 INTERNACIONAL

Data e hora: 16 de julho de 2022 (sábado), às 16h30 (de Brasília)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Auxiliares: Marcelo Van Gasse (SP) e Éder Alexandre (SC)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Cartões amarelos: Pedrinho (CAP); Carlos de Pena, Kaique Rocha (INT)

ATHLETICO-PR: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Nicolás Hernández, Abner; Hugo Moura e Erick; Canobio (Vitor Roque), Terans (Rômulo) e Cuello (Pedrinho); Pablo (Vitor Bueno)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

INTERNACIONAL: Daniel; Heitor, Vitão, Kaique Rocha e Moisés; Gabriel, Carlos de Pena (Caio Vidal), Edenilson (Lucas Ramos), Pedro Henrique (David) e Mauricio (Johnny); Alemão (Wesley Moraes)
Técnico: Mano Menezes