Topo

Brasileirão - 2022

Reservas dão conta do recado e Flamengo bate o Coritiba em Brasília

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/07/2022 20h53

Embalado pelas classificações na Libertadores e na Copa do Brasil, o Flamengo bateu hoje (16) o Coritiba por 2 a 0, pelo Brasileiro. Os gols rubro-negros na partida disputada no Mané Garricha foram de Gustavo Henrique e Diego. Com o resultado, o time subiu para a 7ª colocação, com 24 pontos.

Ante o desgaste provocado pela maratona de jogos, o técnico Dorival Jr. escalou uma equipe repleta por reservas e preservou alguns titulares incontestáveis. Ainda que o time não tenha feito um grande jogo, o Rubro-negro jogou o suficiente para bater um rival que pouco incomodou.

Na próxima rodada, o Fla encara na quarta (20) o Juventude, 20h30, também no Mané Garrincha. O Coxa, por sua vez, visita o Corinthians, quarta-feira, 21h30, na Neo Química Arena.

Quem foi bem: Gustavo Henrique se impõe

Titular pela terceira vez no Brasileiro, o zagueiro rubro-negro fez um jogo muito seguro e foi bem no combate direto e nos passes, ainda que se beneficiado de um adversário que praticamente não levou perigo durante 90 minutos. No ataque, abriu o placar com um gol de cabeça e somou bons pontos com Dorival Jr.

Quem foi mal: Igor Paixão não leva perigo

Grande destaque alviverde no Brasileiro, Igor Paixão não se impôs sobre a zaga adversária e pouco apareceu na partida. Como o poder de criação no meio de campo esteve muito limitado por opção do treinador Gustavo Morínigo, o atacante virou a grande esperança para quebrar a zaga na base da velocidade. Facilmente anulado, o camisa 98 não se destacou.

Brilho do capitão: Diego marca

Jogador que tem perdido espaço nas principais partidas, Diego iniciou a partida e deixou sua marca. Além de tentar organizar a saída de bola e colaborar na distribuição, o camisa 10 se fez presente para marcar um gol de oportunismo. O capitão rubro-negro não marcava desde fevereiro deste ano, quando o Fla goleou o Nova Iguaçu por 5 a 0.

Flamengo: bola parada resolve

Com muitos titulares preservados, o Flamengo se ressentiu de conjunto em Brasília. Sem entrosamento e com o poder de criação limitado, o time achou o resultado em bolas alçadas na área, visto que Gustavo Henrique e Diego marcaram em escanteios cobrados por Lázaro e Marinho, respectivamente. O triunfo coroou a estratégia de Dorival Jr, que priorizou o descanso de suas principais peças de olho no prosseguimento da temporada.

Coritiba: atuação muito frágil em Brasília

A ideia do técnico Gustavo Morínigo não funcionou e o Coritiba nunca esteve perto de vencer o duelo. Com um meio de campo congestionado por volantes, o Alviverde teve dificuldades para fazer a bola chegar na frente e o trio de ataque teve de lutar para poder participar do jogo. Mesmo que o Fla tenha oferecido algumas brechas na marcação, o Coxa teve muita dificuldade para trabalhar a bola e tramar jogadas.

Cronologia

Aos 12 minutos do primeiro tempo, Lázaro bateu escanteio e Gustavo Henrique cabeceou para abrir o placar. Aos 21 minutos do primeiro tempo, Diego aproveitou bola resvalada na área e concluiu.

Sequência no Mané

Após o triunfo sobre o Coxa, o Flamengo ainda terá um novo compromisso no Mané Garrincha. Na quarta (20), a equipe encara o Juventude, 20h30, na capital federal. A expectativa é de casa lotada para o duelo que pode marcar as estreias de Everton Cebolinha e Vidal.

Jogo limpo

Em um campeonato marcado por polêmicas de arbitragem, o paulista Flávio Rodrigues de Souza teve uma noite de sonhos em Brasília. Como a partida foi disputada sem lances ríspidos, o árbitro não distribuiu um cartão quer. Além do mais, não houve intervenção alguma do árbitro de vídeo.

FICHA TÉCNICA:

FLAMENGO x CORITIBA
Competição:
Campeonato Brasileiro - 17ª rodada
Data e hora: 16 de julho de 2022 (sábado), às 19h (horário de Brasília)
Local: Mané Garrinha, Brasília (DF)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
VAR: Rodrigo D' Alonso Ferreira (SC)
Gols: Gustavo Henrique, aos 12 minutos do primeiro tempo; Diego, aos 21 minutos do primeiro tempo
Cartões amarelos: -
Cartões vermelhos: -

FLAMENGO: Santos; Matheuzinho, Pablo, Gustavo Henrique e Ayrton Lucas; João Gomes (Everton Ribeiro), Victor Hugo (Thiago Maia) e Diego; Lázaro (Arrascaeta), Marinho (Matheus França) e Pedro (Vitinho). Técnico: Dorival Júnior

CORITIBA: Alex Muralha; Matheus Alexandre (Natanael), Guillermo, Luciano Castán e Egídio; Willian Farias (Bernardo), Val (Thonny Anderson) e Matías Galarza (Régis); Igor Paixão, Martínez (Alef Manga) e Léo Gamalho Técnico: Gustavo Morínigo