Topo

Série B - 2022

Grêmio resolve jogo no primeiro tempo e bate Tombense por 3 x 0 na Série B

Jogadores do Grêmio comemoram gol de Diego Souza na partida contra o Tombense, pela Série B - Maxi Franzoi/AGIF
Jogadores do Grêmio comemoram gol de Diego Souza na partida contra o Tombense, pela Série B Imagem: Maxi Franzoi/AGIF

Colaboração para o UOL, em Maceió

16/07/2022 18h25

O Grêmio venceu o Tombense por 3 a 0 e alcançou hoje (16) a marca de 12 jogos sem saber o que é perder na Série B do Brasileirão, em partida válida pela 18ª rodada, na Arena. Diego Souza duas vezes e Bitello marcaram os gols do jogo.

O resultado faz a equipe gaúcha se fixar no G4 da Segundona e assumir a terceira posição, com 32 pontos somados. Já o Tombense, que tinha o objetivo de encostar ainda mais no seleto grupo, permanece na 6ª posição, com 25 pontos.

Foi bem: Diego Souza não desperdiça

Maior artilheiro do Grêmio no século 21 com 82 marcados, Diego Souza não falhou quando a equipe mais precisou. Bateu dois pênaltis precisos e resolveu o jogo ainda na primeira etapa.

Habemus novo artilheiro

Diego Souza celebra gol marcado na partida entre Grêmio e Tombense, pela Série B - Pedro Tesch/AGIF - Pedro Tesch/AGIF
Diego Souza celebra gol marcado na partida entre Grêmio e Tombense, pela Série B
Imagem: Pedro Tesch/AGIF

Os dois gols marcados na partida fizeram Diego assumir a artilharia da Série B com 9 gols, ao lado de Gabriel Poveda, do Sampaio Corrêa, e Lucca, da Ponte Preta.

Foi mal: Cadê o Joseph?

Joseph, do Tombense, quase não apareceu na partida e, quando apareceu, foi para cometer o pênalti que abriu o placar e desestruturou a equipe, que tomou mais dois gols logo em seguida. Em um intervalo de 70 minutos, não venceu duelos, errou passes e pouco tocou na bola.

Grêmio pressiona e resolve em 45 minutos

O Grêmio demorou pouco mais de 10 minutos para se encontrar no jogo. Antes disso, não conseguiu impor domínio e chegou a levar um susto aos 8 minutos da primeira etapa. A equipe de Minas Gerais, por sua vez, pouco conseguiu trabalhar a redonda no próprio território e esteve precisou recorrer a faltas para se defender. Acabou cometendo dois pênaltis.

Tombense sente primeiro gol e se entrega

O Tombense até tentou assustar a equipe gaúcha em algumas oportunidades, mas não demorou muito para se perder e entregou o jogo ainda na primeira etapa. Depois de sofrer o primeiro gol, o setor defensivo formado por Genilson, Joseph, Roger e Manoel não conseguiu mais fazer a bola sair do primeiro terço do campo e pouco conseguiram evitar as ofensivas comandadas por Ferreira e Diego Souza.

Cronologia

Ciel, do Tombense, levou perigo ao Grêmio aos 8' da primeira etapa em jogada de contra-ataque. 5 minutos depois, Diego Souza abriu o placar com gol de pênalti. Aos 31' Bitello ampliou e aos 44' novamente Diego Souza apareceu para cobrar pênalti e marcar o terceiro para liquidar o placar.

Na segunda etapa, O Tombense voltou a assustar, desta vez com Everton Galdino logo aos 5', mas Grando estava lá para espalmar. O Grêmio pressionou e tentou aos 12' e aos 17' com Gabriel Teixeira e Campaz, respectivamente. Depois disso, o Tombense apenas se defendeu e a equipe gaúcha teve espaço para atacar ainda mais com lances alternados entre Ferreira e Pedro Lucas, mas sem gols.

Próximos confrontos

Na última rodada do primeiro turno o Grêmio viaja para encarar o Brusque, na terça-feira (19), às 19h, no estádio Augusto Bauer. No mesmo dia e horário o Tombense recebe o Criciúma, no Soares de Azevedo.

FICHA TÉCNICA:
GRÊMIO 3 X 0 TOMBENSE

Competição: 18ª rodada da Série B
Estádio: Arena do Grêmio (RS)
Data e horário: 16 de julho de 2022 (sábado), às 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Assistentes: Márcia Bezerra Lopes e Nailton Junior de Sousa Oliveira
Cartões amarelos: Campaz (GRE); Keké e Roger Carvalho (TOM)
Cartões vermelhos: Não teve
Gols: Diego Souza (GRE), aos 13' e aos 41 do 1º T, Bitello (GRE), aos 31' do 1º T

GRÊMIO: Gabriel Grando, Rodrigo Ferreira, Pedro Geromel, Bruno Alves, Nicolas, Villasanti, Bitello (Lucas Silva), Campaz (Pedro Lucas), Gabriel Teixeira (Janderson), Diego Souza (Emerson) e Ferreira (Gabriel Silva). Técnico: Roger Machado.

TOMBENSE: Felipe Garcia, David (Genilson), Joseph, Roger Carvalho, Manoel, Zé Ricardo, Rodrigo, Everton Galdino, Kleiton, Keké (Renatinho) e Ciel (Ítalo Henrique). Técnico: Bruno Pivetti.