Topo

Vasco

Antes de ser algoz, Catatau foi guardador de carros e teve chance no Vasco

Catatau comemora gol marcado durante a partida entre Sampaio Corrêa e Vasco, pela Série B - Divulgação/Sampaio Corrêa
Catatau comemora gol marcado durante a partida entre Sampaio Corrêa e Vasco, pela Série B Imagem: Divulgação/Sampaio Corrêa

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

17/07/2022 04h00

Ygor Catatau foi o principal destaque na vitória do Sampaio Corrêa por 3 a 1 sobre o Vasco, pela 18ª rodada da Série B. O atacante de 27 anos marcou duas vezes na partida, mas seus gols foram ainda mais especiais por ele ter aplicado a tradicional 'Lei do Ex'. Com passagem pelo Vasco, ele se tornou algoz no reencontro com o clube.

Mas antes de seguir carreira no futebol, Catatau foi guardador de carros na infância. Ele começou a trabalhar logo cedo, quando tinha 12 anos, ajudando o pai a exercer a função em uma movimentada rua no Lebron, bairro nobre do Rio de Janeiro.

No esporte, seu primeiro clube foi o Madureira. Ele começou no Sub-20 da equipe carioca e foi promovido em 2015, de acordo com dados das plataformas 'O Gol' e 'Transfermarkt'. Até chegar no Vasco, em julho de 2020, ele passou pelo Clube Atlético da Barra da Tijuca e pelo Boa Esporte, sempre por empréstimo.

Foram 19 partidas disputadas e apenas um gol pelo Vasco. Mas esse único tento marcado foi emblemático para Catatau, que tinha 25 anos na época. Ele balançou a rede na vitória por 3 a 2 sobre o rival Botafogo e não segurou a emoção após o feito.

"É inexplicável o momento que eu estou vivendo. Algumas pessoas conhecem a minha história, eu trabalhei muito para chegar até aqui. Hoje, se eu estou no Vasco, graças a Deus, foi por perseverar sem desistir. Estou feliz demais", desabafou, na ocasião.

No entanto, o jogador, que recebeu o apelido quando criança em referência ao desenho animado 'Dom Pixote', ficou menos de um ano no Vasco. Catatau deixou o clube carioca em março de 2021 e assinou outro empréstimo, desta vez com o Vitória.

Em seu post de despedida, o atleta agradeceu a oportunidade de "vestir a camisa do gigante que é o Vasco da Gama", elogiando a torcida e o apoio que recebeu dentro do clube. Ele finalizou dizendo que foi "um prazer e uma honra imensa".

Depois de atuar pelo clube baiano, o jogador ainda defendeu o Mumbai City, da Índia, antes de retornar ao Madureira.

Atualmente, Catatau está no Sampaio Corrêa desde abril deste ano e se tornou peça importante na campanha da equipe na Série B. Ele é o vice-artilheiro do time, com nove gols marcados em 15 partidas disputadas, ficando atrás apenas de Gabriel Poveda.

Com a vitória sobre o Vasco, o time do Maranhão chegou aos 25 pontos e subiu para a sexta colocação na tabela, aproximando-se do G4. O Cruzmaltino, no entanto, teve a sua segunda derrota no torneio e estacionou na segunda posição, com 34 pontos.

Vasco