Topo

OPINIÃO

Menon: 'Ceni foi muito ousado e São Paulo mostrou raça e personalidade'

Do UOL, em São Paulo

17/07/2022 19h59

Repleto de desfalques, o São Paulo mais uma vez recorreu à base para enfrentar o Fluminense no Morumbi, neste domingo (17), pelo Brasileirão. O empate por 2 a 2 em uma partida bem movimentada teve sabor de ponto conquistado, em vez de dois desperdiçados, devido às circunstâncias da partida. Durante o jogo, o Tricolor paulista ainda viu seu drama de lesões aumentar, com as saídas do goleiro do Jandrei e do zagueiro Léo.

Na Live do São Paulo, programa do UOL Esporte logo após os jogos do Tricolor, os jornalistas Marcelo Hazan, Menon e Gabriel Perecini destacaram a superação são-paulina diante de um adversário que brigava pela liderança do torneio e estava mais descansado. Os comentaristas também elogiaram a postura de Rogério Ceni, que mexeu cedo no time e mudou o panorama do duelo.

"Foi um jogaço. Os dois times podem reclamar por não terem vencido. Para o São Paulo, ficou de ruim ser o nono empate, o que é péssimo para o campeonato. O Rogério Ceni foi muito esperto e ousado. Ele percebeu que o Patryck estava muito tímido. Não estava mal, mas ofensivamente não fazia nada. Aos 28 minutos, o Rogério decidiu trocá-lo: colocou o Welington e o São Paulo melhorou muito", analisou Menon, referindo-se ao jovem lateral-esquerdo, que fazia seu primeiro jogo como titular.

Hazan também ressaltou a entrada de Welington como um ponto decisivo para a melhora do Tricolor paulista. "Chamou a atenção como o Patryck voltava para trás as bolas que chegavam até ele. Ele não tinha aquela ousadia que o Welington deu, com uma projeção muito maior à linha de fundo e fazendo uma dobradinha com o Patrick. Com o Welington, o São Paulo cresceu demais, agregando muita qualidade pelo lado esquerdo", disse.

Para Menon, outro ponto positivo do São Paulo hoje foi o contra-ataque, algo que foge um pouco ao estilo de jogo da equipe. "O São Paulo sofreu muitos desfalques e ainda perdeu o goleiro. Foi muito difícil jogar assim, mas essa substituição do Rogério deu muito certo. O São Paulo teve algumas coisas muito boas no jogo. Há muito tempo não via jogadas de contra-ataque do time, e hoje aconteceram três. É um ponto a mais que o São Paulo pode melhorar, que não vinha tendo em outros jogos", observou o colunista do UOL.

Mesmo com muitos desfalques, o Tricolor paulista teve o mérito de manter sua forma de jogar e acrescentar algumas virtudes, como lembrou Perecini. "Apesar de algumas mudanças e do time desfalcado, você vê o São Paulo manter o estilo de jogo, tentando criar oportunidades como se tivesse todos os atletas à disposição. Talles Costa é cada vez mais uma boa notícia", frisou, citando a segurança que o meio-campista trouxe ao time.

Na visão de Menon, Ceni poderia ter protegido melhor o sistema de marcação no segundo tempo, quando o Fluminense cresceu no jogo. "Sou um cara mais conservador e acho que poderia ter entrado o Gabriel Neves ou o Andrés Colorado. Ficou um espaço muito grande para o Fluminense jogar pelo meio da defesa do São Paulo. O São Paulo demonstrou muita raça e personalidade. Jogou bem. Precisamos lembrar que esse ponto foi obtido com um time bem reserva e modificado durante a partida", finalizou.

Não perca! A próxima edição da Live do São Paulo será na quarta-feira (20), logo após a partida contra o Internacional pelo Brasileirão. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do São Paulo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL