Topo

OPINIÃO

Colunistas: Com abertura da janela, qual time se reforçou melhor até agora?

O meio-campista chileno Arturo Vidal, novo reforço do Flamengo - Gilvan de Souza/Flamengo
O meio-campista chileno Arturo Vidal, novo reforço do Flamengo Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

18/07/2022 11h52Atualizada em 18/07/2022 19h12

A tão esperada janela internacional de transferências foi aberta hoje (18) no futebol brasileiro, e reforços contratados recentemente pelos clubes finalmente poderão ser utilizados para encorpar ainda mais os elencos nas competições que estão sendo disputadas.

O Palmeiras, por exemplo, contratou o uruguaio Miguel Merentiel e o argentino José Manuel López, há mais de um mês, e ambos finalmente poderão reforçar o ataque alviverde a partir da próxima quinta-feira (21).

Já o Corinthians contratou o zagueiro Balbuena e o atacante Yuri Alberto, enquanto o Atlético-MG trouxe o zagueiro Jemerson, o meia Pedrinho e os atacantes Alan Kardec e Cristian Pavón.

O Flamengo, por sua vez, foi o responsável pelas transferências de mais impacto: o meio-campista chileno Arturo Vidal, ex-Barcelona, Inter de Milão e Bayern, e o atacante Everton Cebolinha, ex-Grêmio.

Aproveitando a abertura da janela, nós convocamos os colunistas do UOL Esporte para responderem à seguinte pergunta: qual time se reforçou melhor até o momento? Confira as respostas:

Quem pode ver resultado mais rápido são Flamengo e Corinthians. Galo deve ganhar no volume e Palmeiras, por ora, fez um movimento cirúrgico com apostas jovens. Na prática mesmo, só o tempo vai dizer. Afinal, quem teria apostado no tamanho do sucesso de Hulk por aqui?
ALICIA KLEIN

Atlético. Agiu rápido para encorpar o elenco. Flamengo precisa ser mais ágil e fechar logo com volante, lateral e meia ou atacante de lado. Corinthians e Palmeiras precisam de mais jogadores para equilibrar seus elencos.
ANDRÉ ROCHA

Se jogarem o que já mostraram, Cebolinha e Vidal são as duas melhores contratações da janela, desconsiderando a relação custo-benefício e pensando apenas na parte técnica. O Galo vem em seguida na janela, com bons nomes para compor o elenco, mas que não chegam como titulares absolutos.
DANILO LAVIERI

Melhor, não sei, há controvérsias. Da maneira mais irresponsável, sem dúvida, foi o Corinthians. Como não há fair play financeiro no Brasil, prevalece o doping do calote.
JUCA KFOURI

Flamengo e Galo contrataram bastante. Cebolinha é o destaque. Palmeiras e Corinthians foram cirúrgicos, com Yuri Alberto, Balbuena, Merentiel e Lopez.
MENON

Aparentemente, o Flamengo com Cebolinha e Vidal. Mas é claro que as badaladas contratações podem não vingar. E estou curioso para ver como o Timão de Vítor Pereira se sairá com as chegadas de Yuri Alberto e de Balbuena (além das voltas de Ramiro e Vital) e como o Atlético-MG encaixará Jemerson, Pedrinho, Pavón e Kardec.
MILTON NEVES

Até aqui, o Flamengo. Isso porque, em tese, Vidal e Cebolinha provocarão mais impacto em seu elenco do que os rivais conseguirão com os nomes assegurados por enquanto.
PERRONE

Corinthians, que trouxe um bom centroavante (Yuri Alberto), e um ótimo zagueiro (Balbuena); Galo, que contratou os atacantes Pavon e Alan Kardec, o meia Pedrinho, além do zagueiro Jemerson, e o Flamengo, com Everton Cebolinha e Arturo Vidal, também se reforçam bem. Coloco os três em condições iguais.
RODOLFO RODRIGUES

Ainda é o primeiro dia de abertura da janela, mas até aqui o Flamengo e o Atlético Mineiro conseguiram os jogadores que podem causar mais impacto imediato e qualificar o elenco. Vidal e Everton são bem acima da média na América do Sul. Já no Galo, Pavon, Jemerson, Pedrinho e Alan Kardec vão encorpar as opções para diferentes setores do time.
RODRIGO COUTINHO

O Corinthians, que contratou dois titulares, Yuri Alberto e Balbuena. Palmeiras e Atlético-MG atacaram carências do elenco e o Flamengo trouxe dois ótimos jogadores (Cebolinha e Vidal), mas, até agora, não resolveu os dois principais problemas, a lateral direita e o primeiro volante.
VITOR GUEDES