Palmeiras vence Cuiabá e retoma liderança em noite de redenção de Veron
O Palmeiras venceu o Cuiabá por 1 a 0, na noite de hoje (18), no Allianz Parque, pela 17ª rodada do Brasileirão. O gol foi marcado por Gabriel Veron, pivô de polêmica e multado pelo clube na semana passada, mas que ganhou voto de confiança do técnico Abel Ferreira.
Com o resultado, o Verdão voltou a se isolar na liderança do torneio nacional, chegando a 33 pontos; o segundo colocado é o Atlético-MG, com 31. Já o Cuiabá parou nos 19 pontos e ocupa a 15ª colocação.
O Verdão volta a campo na quinta-feira (21), às 20h, quando visita o América-MG, na Arena Independência. O Cuiabá entra em campo no mesmo dia, uma hora mais cedo, às 19h, quando recebe o vice-líder Atlético-MG na Arena Pantanal.
O melhor: Mayke
A redenção de Veron
Gabriel Veron foi titular nos dois jogos, logo após ser multado ao ser flagrado e filmado bebendo em uma balada. Ele pediu desculpas ao elenco, foi multado pelo clube, ouviu os conselhos de Abel e recebeu uma segunda chance, um voto de confiança do português. Na primeira partida perdeu dois gols que poderiam ter dado a classificação ao time na Copa do Brasil. Hoje, porém, aproveitou a chance que teve para definir a vitória do Verdão.
Não foi bem: Raphael Veiga
Vilão na Copa do Brasil, ao desperdiçar dois pênaltis diante do São Paulo, Veiga não se recuperou no primeiro jogo após a eliminação. Atuando como meia, participou pouco do jogo e não ajudou na precária criação de jogadas do Verdão, sobretudo na primeira etapa. Saiu para entrada de Atuesta.
Cronologia do jogo
A primeira etapa foi marcada pela dificuldade do Palmeiras em furar o bloqueio do Cuiabá. O Verdão até deu trabalho para o goleiro Walter, mas criou menos do que costuma fazer jogando em casa.
O gol da vitória veio apenas na segunda etapa. Mayke ganhou dividida pela direita, avançou pelo meio e lançou ótima bola em profundidade para Gabriel Veron. O jovem atacante avançou sozinho nas costas das zaga, invadiu a área e deu um tapa de esquerda no canto esquerdo, tirando de Walter: 1 a 0.
Atuação do Palmeiras: Veiga no meio, Veron como 9
Diferentemente do que aconteceu contra o São Paulo, o técnico Abel Ferreira apostou em Gabriel Veron como falso 9, devolvendo Raphael Veiga a sua posição de origem, no meio-campo. Dudu jogou pela esquerda, e Gustavo Scarpa pela direita. O Verdão teve dificuldade em quebrar a linha de cinco defensores do Cuiabá, mas, mesmo assim, obrigou o goleiro Walter a trabalhar. A vitória veio em retomada de bola, seguimento rápido da jogada e lançamento em profundidade explorando a linha alta do Cuiabá que saía para o jogo.
Palmeiras chega a 100 gols na temporada
Melhor ataque do ano, o Verdão chegou ao 100º gol na temporada 2022 com o tento anotado por Gabriel Veron. O artilheiro do ano é Raphael Veiga, com 19 gols, com Rony logo atrás, com 18. Scarpa completa o 'pódio' com oito gols. O Alviverde tem o ataque mais efetivo no Brasileirão, com 28 gols.
Duelo português na área técnica
O técnico Abel Ferreira voltou a enfrentar outro treinador português em terras brasileiras. O adversário da vez foi António Oliveira, que veio ao Brasil como auxiliar de Jesualdo Ferreira — tido também por Abel como professor e referência — para trabalhar no Santos, acabou assumindo o Athletico-PR depois e, agora, retorna ao país para liderar o Cuiabá.
FICHA TÉCNICA:
PALMEIRAS 1 x 0 CUIABÁ
Competição: Campeonato Brasileiro - 17ª Rodada
Data: 18 de julho de 2022 (segunda-feira)
Horário: 20h (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Michael Stanislau (RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Cartões amarelos: Gustavo Gómez, Atuesta e Murilo (PAL); João Lucas (CUI)
Gol: Gabriel Veron (PAL), aos 5 minutos do segundo tempo
PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez (Vanderlan); Danilo, Gabriel Menino (Zé Rafael) e Raphael Veiga (Atuesta); Gabriel Veron (Breno Lopes), Gustavo Scarpa e Dudu (Wesley). Técnico: Abel Ferreira
CUIABÁ: Walter; João Lucas, Empereur, Marllon, Joaquim Henrique e Igor Cariús (Uendel); Rafael Gava, Rodriguinho (André) e Kelvin Osorio (Pepê); Alesson (Marcão) e Valdivia (André Luís). Técnico: António Oliveira
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.