O Flamengo e o Corinthians são apontados como os clubes com as maiores torcidas do Brasil em uma pesquisa divulgada hoje (19) pelo jornal O Globo, em parceria com o Ipec. Os rubro-negros contam com 21,8% da preferência dos torcedores, enquanto corintianos são 15,5%, de acordo com o levantamento que tem margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos.
No UOL News Esporte, Vitor Guedes comenta o que a pesquisa apresenta e ressalta que os clubes gostam de explorar os números de torcedores em negociações como direitos de transmissão e patrocínio, mas muitas vezes excluem boa parte da torcida em ações ligadas aos clubes, citando como exemplo Flamengo e Corinthians.
O colunista do UOL critica o fato de a popularidade não ser levada em conta na precificação do ingresso e dos produtos relacionados ao clube, que acabam privilegiando o maior poder aquisitivo.
"Eu só acho que times de massa, que estão na frente como Flamengo e Corinthians, eles adoram dizer que têm 30, 40 milhões, mas o ingresso custa R$ 300, o agasalho é R$ 600 e na hora de entrar no estádio esses caras não contam", diz Vitão.
"Na hora de conseguir o patrocínio gigantesco, é porque tem 30 milhões, mas na hora de ir ao estádio o que vale são os rubro-negros do Leblon e a Fiel em Higienópolis, então eu gostaria que isso fosse levado. Vale para todos, mas eu peguei os dois maiores para fazer o recorte porque tem jogo em Itaquera que não tem ninguém que more em Itaquera no estádio", conclui.
Além de Flamengo e Corinthians como os dois primeiros colocados, a pesquisa apresenta o São Paulo como terceiro clube mais popular, com 8,2%, o Palmeiras em seguida com 7,4%, o Vasco chegando a 4,2% e o Grêmio com 3,2%, seguido por Cruzeiro, Internacional, Santos e Atlético-MG.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.