Como o Barcelona venceu a queda de braço com Bayern por Lewandowski
A longa novela envolvendo Barcelona, Bayern de Munique e o atacante Robert Lewandowski terminou na última semana, e com final feliz para os blaugranas. Após meses de especulações, o clube bávaro aceitou vender seu centroavante para os catalães.
Após 384 partidas pelo Bayern, Lewa quis mudar de ares e escolheu Barcelona como nova casa. Para contar com o atual melhor jogador do mundo, o clube catalão irá desembolsar, segundo a imprensa europeia, cerca de 50 milhões de euros (R$ 272,5 milhões).
Além do valor, o Barça mostrou resiliência para contratar o polonês. Isso porque as especulações entorno da transferência de Lewa para o time catalão iniciaram em abril deste ano. Supostamente irritado com o possível interesse do Bayern em Haaland —ex-Borussia Dortmund e atualmente no Manchester City— Lewa revelou seu desejo de deixar os bávaros, mesmo tendo contrato com o clube até junho de 2023.
Para completar, o jogador estava decepcionado com dirigentes do Bayern. Conforme noticiou o SportBild, a astro polonês não estava satisfeito com a atuação do ex-goleiro Oliver Khan, diretor geral do clube bávaro, e com o diretor esportivo, Hasan Salihamidzic, por causa das negociações envolvendo a eventual renovação.
Diante deste cenário, Lewandowski resolveu encerrar sua passagem pelo time da Baviera e viu no Barcelona a oportunidade perfeita para um recomeço.
Jogo duro
O Bayern, porém, não concordou com os planos do polonês, e dificultou ao máximo a negociação com o Barcelona. O clube bávaro recusou algumas propostas dos blaugranas, esfriando as negociações. O técnico Xavi Hernández, no entanto, já previa um negócio arrastado.
"Algumas negociações estão em andamento, ele terá que discutir com o clube, não será fácil chegar a um acordo com o Bayern, mas é uma das opções, sim", disse Xavi em maio.
Lewa, então, afirmou publicamente que sua permanência no atual campeão alemão era "difícil". Pouco depois, o polonês subiu o tom e deixou claro que sua "era no Bayern acabou. Não vejo mais possibilidade de continuar jogando neste clube".
O centroavante partiu para as férias e avisou que não se reapresentaria para a pré-temporada, numa tentativa de pressionar o Bayern a aceitar a negociação com o Barcelona. O diretor Hasan Salihamidzic, contudo, afirmou que contava com a volta do jogador em 12 de julho.
Em meio à novela, Lewa viajou com a família para a Espanha para curtir as férias. Enquanto isso, o presidente do Bayern, Uli Hoeness, criticou a postura do Barcelona. Neste período, o clube bávaro também recusou nova oferta pelo polonês.
"Eles querem contratar o Lewandowski, mas há meio ano tinham uma dívida na casa dos milhões de libras. Se fosse na Alemanha, já seria um clube falido há muito tempo. Há um juiz de falência à porta do Barcelona, e eles querem fazer ofertas milionárias por um jogador do Bayern de Munique", disse o dirigente ao "The Mirror".
Final feliz
As férias beneficiaram todos os lados, que chegaram para a pré-temporada abertos ao diálogo. Segundo o jornal espanhol "Mundo Deportivo", os bávaros estabeleceram um valor mínimo para negociar Lewandowski, 50 milhões de euros (R$ 267 milhões). Já o atacante polonês se apresentou normalmente ao clube.
Lewa, entretanto, já vivia um clima de despedida. Isso porque, segundo noticiou o "Marca" na última sexta-feira, o Bayern havia, finalmente, aceitado a proposta do Barça. Sem clima para a permanência de seu astro, o clube bávaro optou por uma despedida tranquila, pela porta da frente.
Diante disso, no último sábado, bávaros e blaugranas emitiram notas oficiais comunicando a transferência de Robert Lewandowski. O polonês agora inicia contagem regressiva para estrear pelo novo clube, e já avisou que chega com fome de títulos.
"Estou muito feliz por chegar ao Barcelona. Os últimos dias foram muito longos, mas, no final, o negócio está feito. Então agora posso focar em um novo capítulo da minha vida, um novo desafio. Sou um cara que quer ganhar não só jogos, mas também títulos. Espero que seja assim desde o início", falou Lewa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.