'Óculos à Penafiel': o que significa a expressão que Abel usou no Palmeiras
Em mais uma de suas eloquentes coletivas, desta vez após a vitória por 1 a 0 sobre o Cuiabá, que recolocou o Palmeiras na liderança do Brasileirão, Abel Ferreira voltou a defender Gabriel Veron, autor do gol alviverde. Em sua fala, o técnico utilizou uma expressão local, da cidade de Penafiel, onde nasceu em Portugal, e indicou que pesquisassem o significado.
O UOL Esporte seguiu o conselho do treinador e pesquisou. A expressão "óculos à Penafiel" faz referência ao tapa-olho, ou antolhos, utilizados por animais de carga, como burros e cavalos.
"Se eu tivesse feito como muitos esperavam, que era pegar o Veron e crucifica-lo, não tínhamos feito o gol. Mas não estou dizendo que estou certo. É a minha opinião, minha forma de trabalhar, a educação dos meus pais me permitiu ser assim. Na minha terra, em Penafiel, vocês gostam de Penafiel?, procurem saber o que significa 'os óculos à Penafiel'. Alguns têm que tirar", disse Abel.
A explicação da expressão se dá pelo aspecto histórico econômico. Penafiel é uma cidade em que os habitantes são conhecidos como albardeiros, profissão de quem fabrica albardas. Traduzindo para a linguagem brasileira: selas de cavalo.
Assim, quem utiliza os "óculos à Penafiel" são pessoas que não conseguem enxergar o que está ao seu redor, não aceitam opiniões distintas das que possuem, ou seja, olham apenas em uma direção — como um animal de carga com o aparato nos olhos.
Antes disso, logo após a eliminação do Palmeiras para o São Paulo na Copa do Brasil, Abel Ferreira já tinha se pronunciado sobre Gabriel Veron, punido pelo clube após ser flagrado bebendo em uma casa noturna, e discursado sobre perdão e segundas chances.
"Dizem que Deus é misericordioso. Eu sou igual. Pra mim, as pessoas tem que ter oportunidades na vida. Eu não desisto dos meus jogadores. Nenhum. Todos nós já tivemos 19 anos. Os jogadores brasileiros são de longe os melhores que já joguei tecnicamente, mas mentalmente tem muito que evoluir a nível de educação e formação enquanto homem. Eles não têm essa formação, não tem noção nenhuma do que estão fazendo", disse na última quinta-feira (14).
Com o gol do perdoado Gabriel Veron, que tem proposta milionária vinda do Porto (POR), o Palmeiras retomou a liderança do Brasileirão. O time volta a campo na quinta-feira (21), às 20h, para visitar o América-MG, na Arena Independência, pela 18º rodada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.