Topo

Grêmio

Por que Grêmio não terá reforços contra o Brusque, mesmo com janela aberta

Lucas Leiva durante o intervalo do jogo entre Grêmio e Londrina, pela Série B 2022, em Porto Alegre - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Lucas Leiva durante o intervalo do jogo entre Grêmio e Londrina, pela Série B 2022, em Porto Alegre Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

19/07/2022 04h00

O Grêmio visita o Brusque, hoje (19), pela 19ª rodada da Série B do Brasileiro, Apesar de três anunciado três reforços e a janela de transferências ter aberto ontem, o técnico Roger Machado não terá Lucas Leiva e Guilherme à disposição. Thaciano, que voltou de empréstimo, igualmente está sem condições de jogo. O trâmite de inscrição é o motivo. O duelo desta noite, no estádio Augusto Bauer, começa às 19h (horário de Brasília).

No final de semana o Grêmio até alimentou a esperança de contar com Thaciano, de volta após empréstimo ao Altay Spor, da Turquia. Mas o jogador sequer foi relacionado e não viajou a Brusque (SC) para o jogo. Ainda que seja mais simples, a inscrição dele no Brasil não ficou em vias de ocorrer ontem (18), e o clube preferiu não levar o jogador na viagem sem a garantia de condições de uso.

O argumento gremista para não levar Thaciano tem a ver com os treinos. Com o deslocamento de Porto Alegre a Brusque, e sem a garantia de que poderá jogar, o meia também perderia sessões de treinamento. Ou seja, abriria mão de trabalhos físicos e técnicos. Também por isso a estreia dele passou a ser projetada para o jogo diante da Ponte Preta, sábado (23), na Arena do Grêmio, na abertura do returno.

Lucas Leiva e Guilherme também são aguardados para o jogo válido pela 20ª rodada da Série B. O volante assinou com o Grêmio depois de deixar a Lazio, ao fim do contrato. O time italiano iniciou os trâmites no sistema da Fifa há dias, mas depende de ação da federação italiana.

Mesmo princípio do registro do meia-atacante. Guilherme acertou com o Grêmio ao final do vínculo com o Al Dhafra, dos Emirados Árabes Unidos. A federação local precisa dar aval ao registro dele no Brasil e, assim, a condição legal do meia-atacante é considerada a mais complexa.

Se Thaciano, em processo considerado mais simples, não viajou para não correr o risco de perder dias de trabalho, o argumento é ainda mais forte nos casos de Lucas Leiva e Guilherme. A comissão técnica, porém, afirma que todos já estão em condições físicas de atuar - sem nenhum tipo de ressalva.

O Grêmio, inclusive, trabalha com a previsão de que nenhum dos três jogadores terá o nome publicado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF ao longo desta terça-feira. A projeção é que o registro ocorra entre quarta e sexta-feira, habilitando todos para o jogo seguinte, abertura do segundo turno da Série B do Campeonato Brasileiro.

Aos 35 anos, Lucas Leiva assinou com o Grêmio até o final de 2023, após negociação cheia de idas e vindas. Guilherme foi contratado com vínculo até dezembro de 2024, e Thaciano volta da Turquia para cumprir contrato válido até o encerramento do ano que vem.

Grêmio