Topo

São Paulo

CT de Cotia completa 17 anos, e SPFC segue colhendo frutos com revelações

Casemiro, Militão e Antony, são alguns dos jogadores revelados pelo São Paulo nos 17 anos de Cotia - Reprodução
Casemiro, Militão e Antony, são alguns dos jogadores revelados pelo São Paulo nos 17 anos de Cotia Imagem: Reprodução

Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo

20/07/2022 04h00

O ano de 2005 está na memória dos torcedores do São Paulo por conta das conquistas dos títulos do Campeonato Paulista, da Libertadores e do Mundial. Mas aquele ano ficou marcado também pela inauguração do Centro de Formação de Atletas "Laudo Natel", mais conhecido como CT de Cotia (cidade da região metropolitana de São Paulo).

O local tornou-se essencial para o São Paulo, tanto pelo aspecto técnico quanto pelo lado financeiro. Isso transforma o CT de Cotia em motivo de orgulho para a coletividade são-paulina. É um dos centros de treinamento dos mais modernos do país, e chegou a ser utilizado pela seleção da Colômbia durante a Copa do Mundo de 2014.

Por conta do aniversário de 17 anos de inauguração do CT, feito pelo então presidente Marcelo Portugal Gouvêa, o UOL separou alguns dos jogadores revelados na base do São Paulo neste período (veja lista abaixo).

Laudo Natel durante homenagem que recebeu do SPFC, ao lado do também ex-presidente Marcelo Figueiredo Portugal Gouvêa  - Reprodução/Twitter @SaoPauloFC - Reprodução/Twitter @SaoPauloFC
Laudo Natel durante homenagem que recebeu do SPFC, ao lado do também ex-presidente Marcelo Figueiredo Portugal Gouvêa
Imagem: Reprodução/Twitter @SaoPauloFC

Embora seja impossível determinar qual foi o maior destaque "Made in Cotia" que reforçou o time profissional do São Paulo, até pela subjetividade envolvida na avaliação, alguns nomes são obrigatórios.

O volante Casemiro e o atacante Lucas são dois exemplos. Revelados em 2010, atuaram juntos e conquistaram a Sul-Americana em 2012. Lucas foi embora e se transformou na maior transferência da história do clube paulista. O Paris Saint-Germain, da França, adquiriu os direitos do jogador por R$ 108 milhões em 2012.

Mais recentemente, nomes como Éder Militão, Brenner e Antony também foram destaques e renderam boas quantias em dinheiro para os cofres tricolores. Observando o time que dominou o Brasileirão no início dos anos 2000 — com o tri do torneio —, surge zagueiro Breno, um dos pilares daquele sistema defensivo.

Aliando força e técnica, Breno encantou o então técnico Muricy Ramalho, que o utilizou como lateral e como zagueiro, e ajudou o Tricolor a ter uma das defesas menos vazadas da história da competição, com apenas 19 gols sofridos. No fim do ano, Breno se transferiu para o Bayern de Munique por R$ 33 milhões, quando ainda estava com 18 anos.

No atual elenco, Rogério Ceni conta com 27 jogadores formados em casa. Nem todos tiveram oportunidade ainda. Mas o time de Ceni tem uma estrutura definida que conta com jogadores como Diego Costa, Wellington, Pablo Maia, Rodrigo Nestor e Igor Gomes, todos oriundos de Cotia.

Veja abaixo a lista de revelações saídas de Cotia

2007 - Breno
2008 - Oscar
2009 - Henrique
2010 - Casemiro
2011 - Rodrigo Caio
2012 - Ademilson
2013 - Lucas Evangelista
2014 - Gabriel Boschilia
2015 - Lyanco
2016 - Éder Militão
2017 - Brenner
2018 - Antony
2019 - Juan
2020 - Rodrigo Nestor
2021 - Marquinhos

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, o zagueiro Alex Silva não foi revelado pelo São Paulo, mas sim pelo Vitória-BA. O erro foi corrigido.

São Paulo