Topo

Fla busca sequência positiva para embalar no Brasileiro e sonhar com título

Jogadores do Flamengo festejam gol de Diego contra o Coritiba - Gilvan de Souza/Flamengo
Jogadores do Flamengo festejam gol de Diego contra o Coritiba Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo

Letícia Marques

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/07/2022 04h00

Classificado às quartas de final da Copa do Brasil e da Libertadores, o Flamengo tem apresentado evolução com o técnico Dorival Júnior. Agora, o Rubro-Negro tem a missão de engrenar, enfim, no Brasileirão. Na noite de hoje (20), o clube carioca enfrenta o lanterna Juventude, às 20h30 (de Brasília), no Mané Garrincha, pela 18ª rodada.

São 24 pontos em meio a oscilações desde a primeira rodada. O Flamengo não conseguiu emplacar uma sequência no Brasileirão - nem com Paulo Sousa nem com o Dorival Júnior. O clube carioca viveu momentos de flerte com a zona do rebaixamento, porém já respira aliviado e ocupa a parte superior da tabela.

De olho nas primeiras posições, o elenco de Dorival ensaia um embalo, que será posto à prova nos próximos jogos. O Fla venceu o Coritiba, mesmo com o elenco alternativo, e ganhou confiança para o jogo com o Juventude. Logo depois, visita o Avaí, domingo (24), e retorna ao Maracanã, pelo Brasileirão, contra o Atlético-GO, no dia 30.

Internamente os jogos com Coritiba, Juventude e Avaí foram traçados como fundamentais para uma escalada na tabela. Isso porque, é a sequência que antecede os duelos das Copas, que inicia com o mata-mata nacional, contra o Athletico-PR, previsto para o dia 27 ou 28 de julho, e já no dia 2 de agosto tem o Corinthians, pela Libertadores.

"Eu quero deixar claro aqui que nós não abrimos mão de competição nenhuma. Hoje [contra o Coritiba], colocamos aqui o melhor Flamengo possível. A principal preocupação é uma lesão em qualquer um desses jogadores e nós os perderemos por 30, 40, 70 dias. O objetivo é evitar isso. Estamos vindo em sequência de jogos absurda. A hora que acabou o jogo na quarta era nítida a entrega que tivemos, todos perceberam como os jogadores finalizaram a partida", disse Dorival em coletiva após a vitória contra o Coritiba.

Para este duelo, Dorival ganha mais um reforço no elenco: Everton Cebolinha. O atacante está relacionado e deve fazer a sua primeira partida. Versátil, o jogador pode ser um trunfo nas mãos do técnico, que tem a missão de encaixar o atleta neste Flamengo. Vidal, por sua vez, não está à disposição e segue a preparação física para a estreia.

Com fôlego em dia, a equipe vem ganhando corpo com Dorival. Assim, o Flamengo renova o entusiasmo para a temporada e tem a chance, mais uma vez, de provar a força no Brasileiro.

FICHA TÉCNICA:

FLAMENGO x JUVENTUDE
Competição: Campeonato Brasileiro - 18ª rodada
Local: Mané Garrincha, Brasília
Dia: 20 de julho, quarta-feira
Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (FIFA/MG) e Celso Luiz da Silva 9MG)
Var: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)

FLAMENGO: Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira, Filipe Luís, João Gomes, Thiago Maia, Arrascaeta, Everton Ribeiro, Pedro e Gabi. Técnico: Dorival Júnior.

JUVENTUDE: César; Rodrigo Soares, Thalisson, Rafael Forster e Moraes; Jadson, Jean Irmer (Yuri); Paulo Henrique, Bruno Nazário (Marlon) e Edinho; Ricardo Bueno. Técnico: Umberto Louzer.