Homem forte de Textor no Botafogo, Mazzuco foi 'vítima' da crise no Santos
Santos e Botafogo se enfrentam na noite de hoje (20), na Vila Belmiro, em cenários um pouco parecidos na tabela do Campeonato Brasileiro, e com um nome em comum nos bastidores recentes: André Mazzuco. O dirigente deixou o Peixe em outubro do ano passado, em meio a uma crise no clube, e chegou a General Severiano em fevereiro deste ano, no início de uma reformulação do departamento de futebol que passou a ser comandado pelo investidor John Textor. O confronto na Vila Belmiro começa às 21h30 (de Brasília).
O clube paulista soma 22 pontos, enquanto o Glorioso tem 21. As duas equipes miram a vitória para subir na tabela e ficar um pouco mais próximo da zona de classificação à Libertadores.
O Botafogo atravessa um momento de oscilação na temporada, e tenta engrenar. A recente eliminação na Copa do Brasil, após duas derrotas para o América-MG, gerou críticas da torcida, e Mazzuco concedeu entrevista coletiva no dia seguinte, após a apresentação do lateral esquerdo Fernando Marçal.
"Sobre a eliminação, não era o que queríamos, não era o que tínhamos com meta técnica. A meta técnica era passar para a próxima fase, independentemente do adversário, e acabamos tendo uma primeira jornada infeliz lá [em Minas Gerais]. Não falo em correção de rota, mas precisamos buscar o equilíbrio no Brasileiro. Queremos a qualificação do elenco, no trabalho que o Luís vai desenvolver e no tempo que precisamos para isso", sinalizou, em trecho da conferência.
Mazzuco foi o primeiro nome anunciado por John Textor na reformulação que realizou no futebol do Alvinegro, juntamente ao head scout Alessandro Brito. O diretor é o elo mais próximo entre o clube e o investidor, sendo apontado como homem de confiança do empresário.
Há, inclusive, mais de um contato diário entre as partes para alinhamentos de algumas diretrizes. O diretor, até mesmo, se tornou o responsável por apresentar o projeto de Textor a alguns nomes que estão na mira do Botafogo no mercado, como foi o caso do atacante Luis Henrique, do Olympique de Marseille, da França.
Nome importante nesta nova fase do clube, Mazzuco desembarcou em General Severiano meses após deixar o Santos, que vivia crise e receio do inédito rebaixamento à Série B do Brasileirão. À época, o clube havia demitido o técnico Fernando Diniz pouco mais de um mês antes.
O Peixe, inclusive, atravessa, novamente, momento similar. O clube teve novas trocas recentes na pasta, e anunciou Newton Drummond como novo executivo de futebol, além de acertar com o técnico Lisca.
Antes do escopo atual, durante o mandato do presidente Andres Rueda, foram contratados quatro técnicos (Ariel Holán, Fernando Diniz, Fabio Carille e Fabián Bustos) e dois executivos (André Mazzuco e Edu Dracena). Todos tiveram vida curta no clube.
Reforços
O Botafogo apresentou, entre o fim da semana passada e esta, o lateral esquerdo Fernando Marçal, que estava no Wolverhampton, da Inglaterra, e o o meia Carlos Eduardo, que estava no Al-Ahli Jeddah, da Arábia Saudita.
Há ainda um acerto com o atacante Luis Henrique, que foi revelado pelo próprio Alvinegro e está na França, e com o zagueiro Adryelson.
FICHA TÉCNICA:
SANTOS x BOTAFOGO
Competição: Campeonato Brasileiro - 18ª rodada
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Dia: 20 de julho de 2022, quarta-feira
Horário: 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa/PR) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
SANTOS: João Paulo; Madson, Luiz Felipe, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Rodrigo Fernández, Vinicius Zanocelo (Carlos Sánchez) e Bruno Oliveira; Léo Baptistão, Ângelo e Marcos Leonardo. Técnico: Marcelo Fernandes (interino)
BOTAFOGO: Gatito, Saravia, Philipe Sampaio, Kanu e Hugo; Oyama, Patrick de Paula e Lucas Fernandes; Vinícius Lopes, Gustavo Sauer e Erison. Técnico: Luís Castro
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.