Topo

Cruzeiro

Maldição do 'fala, Zezé': Cruzeiro não vence CSA desde áudio que virou meme

19/09/2020 - CSA x Cruzeiro - Comemoração de gol do CSA - Pei Fon/Zimel Press/Estadão Conteúdo
19/09/2020 - CSA x Cruzeiro - Comemoração de gol do CSA Imagem: Pei Fon/Zimel Press/Estadão Conteúdo

Lohanna Lima

Do UOL, em Belo Horizonte (MG)

20/07/2022 04h00

Dominando a Série B na busca pelo retorno à elite do Brasileirão, o Cruzeiro tem, na noite de hoje (20), encontro que poderá servir para eliminar mais um fantasma desde a queda à Segundona, em 2019. O time celeste enfrenta o CSA, no estádio Rei Pelé, às 19h (de Brasília) para tentar despachar um algoz indigesto. A equipe alagoana basicamente sacramentou o rebaixamento da Raposa e uma situação de bastidores, com direito a áudio vazado envolvendo a disputa daquela duelo, ainda fez com que o clube mineiro virasse meme nacional.

Um dia após a partida, em que o CSA venceu o Cruzeiro por 1 a 0, no Mineirão, válida pela 36ª rodada da Série A daquele ano, o áudio do meia Thiago Neves acabou vazando. Na gravação, ele conversava com o presidente em exercício da Raposa, Zezé Perrella, antes da partida e cobrava o pagamento de parte dos salários atrasados. No áudio que viralizou rapidamente, o jogador soltou uma das frases que persegue o time até hoje: "Fala, Zezé! Bom dia, cara (...) Se a gente não ganhar do CSA, pelo amor de Deus". Relembre abaixo:

Além de não ganhar a partida, o próprio meia perdeu uma cobrança de pênalti no jogo - o que revoltou boa parte da torcida presente no Gigante da Pampulha na ocasião. Curiosamente, de lá para cá, o Cruzeiro reencontrou o CSA outras quatro vezes - todos pela Série B de 2020 e 2021, obtendo um empate de três derrotas.

Áudio rendeu briga

Em um dos encontros entre os dois times no ano passado, a partida terminou em confusão. Após o CSA marcar o gol da virada, no duelo da 26ª rodada da Série B, o Cruzeiro saiu na frente mas cedeu a virada. Na comemoração do segundo gol, jogadores do time alagoano fizeram menção ao áudio disparado por Thiago Neves e ali começou um desentendimento. Após o apito final, o volante Adriano foi para cima do lateral Cristovam. Uma confusão começou com os demais jogadores e o tumulto se estendeu até os vestiários do Independência.

Adriano troca empurrões após a derrota do Cruzeiro para o CSA, na Arena Independência, pela Série B - Fernando Moreno/Fernando Moreno/AGIF - Fernando Moreno/Fernando Moreno/AGIF
Adriano troca empurrões após a derrota do Cruzeiro para o CSA, na Arena Independência, pela Série B
Imagem: Fernando Moreno/Fernando Moreno/AGIF

Novo cenário

A questão agora é que o Cruzeiro vive o seu melhor momento desde a queda. Inclusive, o time já espantou outro fantasma nesta temporada: o CRB, que havia eliminado o time da Copa do Brasil. Em seis encontros nos últimos dois anos, a Raposa havia empatado quatro e perdido dois, até que junho deste ano conseguiu vencer o jogo no Mineirão por 2 a 0, em jogo válido pela 11ª rodada da Série B. O CSA, por outro lado, está na luta contra o rebaixamento.

Para a partida desta noite, o técnico Paulo Pezzolano terá a ausência de três peças importantes: o zagueiro Zé Ivaldo e o lateral direito Geovane Jesus, suspensos, além do volante Willian Oliveira que se recupera de uma luxação no ombro. A Raposa lidera a Série B, com 41 pontos.

FICHA TÉCNICA:

CSA x CRUZEIRO
Competição:
Série B do Brasileiro - 19ª rodada
Data e hora: 20 de julho de 2022 (quarta-feira), às 19h (de Brasília)
Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
VAR: José Cláudio Rocha Filho (Fifa/SP)

CSA: Marcelo Carné; Diego Renan, Wellington Nascimento, Lucão e Edson; Geovane, Giva Santos e Gabriel; Osvaldo, Lucas Barcelos e Rodrigo Rodrigues. Técnico: Alberto Valentim

CRUZEIRO: Rafael Cabral; Lucas Oliveira, Eduardo Brock e Wagner; Leo Pais, Neto Moura, Filipe Machado, Adriano e Matheus Bidu; Luvannor e Edu. Técnico: Paulo Pezzolano

Cruzeiro