Topo

Brasileirão - 2022

Santos sofre, mas vence o Botafogo na Vila Belmiro com Lisca na torcida

Lucas Musetti Perazolli

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

20/07/2022 23h24

O Santos sofreu, mas venceu o Botafogo por 2 a 0 hoje (20), na Vila Belmiro, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Recém-contratado, o novo técnico Lisca viu os gols de Léo Baptistão e Marcos Leonardo, um em cada tempo, de um dos camarotes do estádio.

O Peixe, ainda dirigido pelo auxiliar Marcelo Fernandes, apresentou problemas defensivos e cedeu muito espaço ao Botafogo, que não aproveitou e levou o segundo gol aos 31 minutos do segundo tempo. A partir do seu primeiro treinamento amanhã (21), no CT Rei Pelé, Lisca precisará encontrar equilíbrio para esse time.

Já o técnico Luís Castro amarga a quarta derrota consecutiva no Botafogo. Os cariocas foram melhores, mas não espantaram a crise. O principal "vilão" foi Eduardo Bauermann. O zagueiro santista esteve impecável e fez cortes providenciais. Marcos Leonardo, no seu 100º pelo Santos, colocou a pá de cal. O goleiro João Paulo, como de costume, fez defesas importantes quando acionado.

Com a vitória, o Santos sobe para o nono lugar, com 25 pontos, enquanto o Botafogo agora é o 13º, com 21. No fechamento do turno, o Peixe visitará o Fortaleza, no domingo. O Fogão receberá o Athletico, no sábado.

Até a partida de domingo, o Santos deve anunciar reforços. Lisca será apresentado oficialmente como novo técnico amanhã, às 14h, na Vila Belmiro.

LIVE DO SANTOS COM GABRIELA BRINO E MAURÍCIO BARROS

Quem foi bem no Santos: Eduardo Bauermann

Bauermann foi protagonista com cortes providenciais. O zagueiro teve atuação irretocável.

Quem foi mal no Santos: Vinicius Zanocelo

O volante teve outra atuação ruim e ainda levou o terceiro cartão amarelo. Não estará à disposição do Santos contra o Fortaleza no fim do primeiro turno.

Quem foi bem no Botafogo: Jefinho

O jovem de 22 anos, que está emprestado pelo Resende, aproveitou a oportunidade e se mostrou insinuante na Vila Belmiro. Com velocidade e habilidade, ele incomodou a zaga santista e fez algumas boas jogadas e foi uma boa opção no Botafogo.

Quem foi mal no Botafogo: Philipe Sampaio e Kanu

Philipe Sampaio falhou no gol de Léo Baptistão ao estar na marcação de Bauermann e deixar o zagueiro do Santos subir sozinho para desviar a bola, que encontrou o atacante santista. No segundo tempo, o defensor também cedeu muitos espaços.

Já Kanu falhou diretamente no segundo gol do Santos, quando errou o tempo de bola e deixou Marcos Leonardo sair sozinho na cara do goleiro Gatito Fernández. Noite para esquecer da dupla de zaga botafoguense.

O jogo do Santos: faltou controle

O Santos, principalmente no primeiro tempo, esteve desorganizado taticamente. O Peixe viu o Botafogo criar as principais chances, mas achou o gol na bola parada e ganhou confiança. Na etapa final, o Santos seguiu oscilando, mas sofreu um pouco menos e contou com as boas atuações de João Paulo e Eduardo Bauermann para vencer. No fim, Marcos Leonardo decidiu.

O jogo do Botafogo: faltou contundência

O Botafogo iniciou muito bem a partida na Vila Belmiro, principalmente nos primeiros 15 minutos, quando tomou o controle do jogo e criou grandes oportunidades, incluindo um chute na trave de Lucas Fernandes e uma chance desperdiçada por Matheus Fernandes. O grande problema foi, novamente, o sistema defensivo, que acabou cedendo muitos espaços para o veloz ataque santista e falhou bastante.

No segundo tempo, quando o time de General Severiano iniciava uma reação para buscar o empate, tomou uma ducha de água fria ao sofrer o segundo gol após uma falha do zagueiro Kanu.

Marcos Leonardo 100!

O atacante Marcos Leonardo completou o centésimo jogo pelo Santos. Aos 19 anos, ele já é um dos jogadores mais importantes do elenco e o artilheiro do Peixe na temporada, com 15 gols. O centroavante perdeu algumas chances, mas fez um bonito gol para confirmar a vitória santista.

Novidades no banco

O zagueiro Alex, de volta após empréstimo ao Famalicão (POR), e o meia Ed Carlos, que estourou a idade do sub-20, foram opções no banco do Santos, mas não entraram no segundo tempo. A dupla tentará convencer o novo técnico Lisca nos treinamentos.

Equatorianos em baixa

Indicados pelo ex-técnico Fabián Bustos, Jhojan Julio e Bryan Angulo estão em baixa no Santos. Julio esteve no banco de reservas hoje, mas não entrou. Já Angulo nem foi relacionado. A prioridade do Peixe é negociar Angulo, que recebe um dos maiores salários do elenco. Julio, emprestado pela LDU (EQU), será avaliado por Lisca.

Drible do chefe

Imprensa e torcedores esperavam por Lisca no quarto andar da Vila Belmiro, onde fica o camarote presidencial. O técnico, porém, ficou num camarote térreo depois de conversar com o elenco no vestiário.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 x 0 BOTAFOGO

Data: 20 de julho de 2022 (quarta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Bruno Boschilia (FIFA /PR) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Público e renda: 8.453/R$ 287.845,00
Cartões amarelos: Luiz Felipe e Vinicius Zanocelo (Santos) e Saravia e Marçal (Botafogo)

GOLS:
Santos:
Léo Baptistão, aos 33 minutos do 1T, e Marcos Leonardo, aos 31 minutos do 2T

Santos: João Paulo, Madson, Luiz Felipe, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Rodrigo Fernández, Vinicius Zanocelo (Camacho) e Bruno Oliveira (Carlos Sánchez); Léo Baptistão (Weslley Patati), Ângelo (Lucas Barbosa) e Marcos Leonardo. Técnico: Marcelo Fernandes (interino)

Botafogo: Gatito, Saravia, Philipe Sampaio, Kanu e Marçal; Oyama, Tchê Tchê e Lucas Fernandes (Erison); Vinícius Lopes, Jeffinho (Gustavo Sauer) e Matheus Nascimento Técnico: Luís Castro