Topo

Corinthians

VP ganha meio time de volta e promete abandonar retranca no Corinthians

Fagner e Maycon voltam de lesões musculares e podem ser relacionados pelo Corinthians hoje - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Fagner e Maycon voltam de lesões musculares e podem ser relacionados pelo Corinthians hoje Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

20/07/2022 04h00

Aos poucos, o Corinthians vai recuperando seus lesionados. O jogo contra o Coritiba, às 21h30 (de Brasília) de hoje (20), pode ser um marco na temporada. A comissão técnica espera ter até sete novidades, o que permitirá Vítor Pereira dar o passo seguinte nos planos que tem para o segundo semestre: abandonar de vez o jogo defensivo e cumprir a promessa de estilo com mais posse e bola no ataque.

Cássio, Fagner, Maycon e Willian podem voltar à lista de relacionados após diferentes lesões. O goleiro perdeu o último jogo por dores na região lombar, mas voltou a treinar. Já o trio de linha tem participado de coletivos com pouca ou nenhuma restrição. Entre todos eles, o camisa 10 é o que está um pouco mais atrás na recuperação, mas já tem o ombro "quase 100%", como recentemente publicou nas redes. Renato Augusto (lesão muscular) e Júnior Moraes (entorse no tornozelo) seguem fora.

O técnico Vítor Pereira cumpre mais um jogo de suspensão e será substituído pelo auxiliar Filipe Almeida.

Dos reforços, Yuri Alberto tem chances reais de estrear. O nome do atacante apareceu ontem (19) no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, portanto não há qualquer burocracia que o impeça de jogar. Ele treina normalmente no Corinthians há duas semanas e tem tudo para ser utilizado. Este não é o caso do zagueiro Balbuena, que ainda não está registrado.

O Corinthians ainda tem os retornos de Mateus Vital e Ramiro, meio-campistas que voltam de empréstimos. Os dois já estão registrados e dependem apenas da vontade de Vítor Pereira para ganhar ou não espaço no elenco.

Com todos estes nomes à disposição em um futuro próximo, o plano do treinador é melhorar as atuações da equipe. VP admite ter adotado jogo defensivo em várias partidas recentes, mas diz que a "retranca" é apenas um meio, e não um fim —recentemente, ele disse que "não é da forma que gostaria, mas o time tem voltado com os pontos".

Internamente, é consenso no Corinthians que a superação em meio a vários desfalques foi uma demonstração de força, independentemente do modelo de jogo adotado. Naquelas circunstâncias, o foco era resultado, não desempenho.

Agora a situação muda. Vítor Pereira já disse mais de uma vez que gosta de posse de bola e marcação no campo de ataque, não defesa fechada para apenas contra-atacar. O treinador vincula o resgate de suas ideias à saúde do elenco: se os principais nomes estiverem fisicamente bem, o número de opções deixa de ser problema e vira solução, o que permitiria evoluir ofensivamente.

A partida contra o Coritiba, em casa contra o pior visitante do Brasileirão, pode ser o primeiro passo desta retomada.

Com mais jogadores, primeiro temos mais funções e, com isso, a gestão física pode ser melhor. [Quem chega] Também têm qualidade técnica para dar dinâmica ofensiva ao nosso jogo, para termos mais a bola e não estar tanto tempo na defesa. Não gosto de ver a outra equipe com a bola e nós a defender. Sinceramente, isso não me entusiasma. Mas é um jogo que fomos obrigados a fazer para dar a resposta a esta sequência de jogos com caráter, determinação e organização."
Vítor Pereira, em entrevista na semana passada

FICHA TÉCNICA:

CORINTHIANS x CORITIBA
Competição:
Campeonato Brasileiro, 18ª rodada
Data e horário: 20 de julho de 2022 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (Fifa/RJ)
Assistentes: Luiz Claudio Regazone (RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)

Corinthians: Cássio; Rafael Ramos, Gil, Raul Gustavo e Lucas Piton; Roni, Cantillo e Maycon; Willian, Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Filipe Almeida (auxiliar)

Coritiba: Alex Muralha; Natanael, Guillermo, Luciano Castán e Egídio; Willian Farias, Val, Régis e Igor Paixão; Alef Manga e Léo Gamalho. Técnico: Gustavo Morínigo

Corinthians