O Palmeiras, enfim, pode contar com Endrick. A joia alviverde completa hoje (21) 16 anos de idade e assinará o seu primeiro contrato profissional com o clube, por um período de três anos.
Mas será que Endrick já começará a ser utilizado com frequência pelo técnico Abel Ferreira? De acordo com o colunista Danilo Lavieri, ainda não.
"O atacante continuará treinando cada vez mais sob o comando de Abel Ferreira, mas continuará disponível para o rodízio para os jogos do sub-20, coisa que vários atletas das categorias de base fazem", diz a coluna.
"A tendência é que ele comece a ser relacionado para algumas partidas dependendo da disponibilidade do restante do elenco e da importância das partidas", complementa.
E os colunistas do UOL Esporte, o que pensam sobre o assunto? Nós fizemos a eles a seguinte pergunta: o Palmeiras já deve utilizar Endrick no time principal? Veja o que eles responderam:
Se ele estiver em condições físicas e emocionais de atuar entre os adultos (e eu acredito que esteja), sem dúvida. Dificilmente é um garoto que ficará no Brasil depois dos 18 anos, então este é o momento de aproveitá-lo. Sem arriscar sua carreira subindo-o cedo demais, é claro.
ALICIA KLEIN
Sem dúvida. Até para ter o máximo retorno técnico possível entre os profissionais antes da joia partir para a Europa.
ANDRÉ ROCHA
Ele deve treinar com os profissionais sempre que puder para ver se corresponde às expectativas geradas na base. Se corresponder, ganha chance para jogar e se firmar. Tudo indica que ele é o tipo de jogador fora da curva que merece atenção antes de completar 18 anos.
DANILO LAVIERI
Acredito que usará com a parcimônia que cada caso exige. Abel Ferreira sabe das coisas, o acompanha diariamente e tem muito mais condição para saber quando, como e por quê.
JUCA KFOURI
É preciso ter calma, ele tem apenas 16 anos. Importante é que ele esteja com o profissional no CT, mas esse segundo semestre continue a jogar nos times de base. Se Abel começar a deixá-lo no banco, torcida vai pedir em todo jogo e vai bagunçar. Acho que o Paulista de 23 pode ser ideal para lançá-lo de vez.
MARCEL RIZZO
Acho que sim. Treina com o elenco, vai se misturando, ganha musculatura emocional, tende a ficar ainda melhor e ser mais decisivo. É muito jovem, mas eis aí mais um aluno para Abel incluir na sua informal escola de formação de homens.
MILLY LACOMBE
O Palmeiras já deveria estar aproveitando o Endrick. O que ele fez na Copa São Paulo deste ano, como principal estrela do time, deixou claro que ele é craque. Foi um erro tremendo não tê-lo levado para o Mundial de Clubes. Seria um elemento surpresa, como teria sido Neymar na Copa de 2010, não é mesmo, Dunga? Endrick, já! Para não dizer "ontem".
MILTON NEVES
Olhando de fora, acredito que sim. Seria um ótimo reforço para a equipe. Mas não é uma decisão simples. Existem muitos aspectos ligados ao desenvolvimento do jogador envolvido. Só as comissões técnicas da base e do profissional têm em mãos todos os dados para entender qual o melhor caminho.
PERRONE
Duvido que Abel o utilize muito, pois ainda o considera um menino, como já disse várias vezes. Mas acho que Endrick já tem bola suficiente para ser integrado aos profissionais e ir paulatinamente sendo usado entre os profissionais. É um fora de série.
RENATO MAURÍCIO PRADO
Sim, o garoto pode ganhar algumas oportunidades, principalmente durante o Brasileirão. Seria bem interessante para o seu desenvolvimento já treinar com o grupo profissional. Ele tem muito talento e bola para jogar no time principal.
RODOLFO RODRIGUES
Acho que pode fazer parte do elenco, sim. Tem sobrado nos jogos de base e parece não ter muito mais para onde evoluir dentro deste cenário. Nos profissionais vai poder crescer tendo contato com jogadores mais experientes e capacitados nos treinamentos, sem contar a convivência e o trabalho da ótima comissão técnica. Pode treinar entre os profissionais e ser relacionado para os jogos do Sub-20 quando não estiver no banco de reservas da categoria principal.
RODRIGO COUTINHO
Dá para analisar olhando o que foi feito com Vinicius Jr no Flamengo que, assim que teve chances ainda bem novo, adaptou-se rápido e tornou-se importante para o time. Portanto, vale usar Endrick, sim, para ver como reage no profissional mesmo tão novo. Mas sem a expectativa de que será uma solução para eventuais deficiências do time.
RODRIGO MATTOS
Sim. Ele é totalmente fora da curva e, pronto e no auge, quem vai ver é o futebol europeu. Ou utiliza ele agora e curte enquanto é tempo ou só vai desfrutar da venda. E futebol, apesar de tudo, ainda é um esporte.
VITOR GUEDES
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.