Topo

Corinthians

Como novo trio de ataque pode mudar a cara do Corinthians nas decisões

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

21/07/2022 04h00

Se na última sequência de decisões o Corinthians ficou marcado pelo jogo defensivo, na próxima deve ter nova cara. A estreia de Yuri Alberto e a conexão com Róger Guedes e Willian na vitória sobre o Coritiba, ontem (20), permitem projetar um time com mais soluções do que problemas nas quartas de final da Copa do Brasil e da Libertadores.

Ainda falta entrosamento, é claro, mas os próprios atacantes admitiram que o primeiro jogo juntos deixou boas impressões. Róger Guedes chegou a revelar que ele e Yuri nem haviam treinado juntos, mas, mesmo assim, se procuraram em campo, com muita movimentação e combinação para boas jogadas.

Um Corinthians de maior posse de bola e ataque envolvente é promessa de Vítor Pereira desde que o treinador chegou ao Brasil, mas os planos precisaram ser adiados pela quantidade de desfalques seguidos. Agora, com praticamente todo o elenco à disposição, a expectativa é que a equipe evolua ofensivamente.

O auxiliar Filipe Almeida, que substituiu o suspenso VP à beira do campo ontem, disse com todas as letras que "o caminho é este", de um time mais ofensivo. Ainda que o modelo tático dependa das circunstâncias de cada jogo, o norte do Corinthians agora é atacar os adversários — não apenas impedir que eles o ataquem, como nos jogos de volta contra Boca Juniors e Santos, recentemente.

"O time estava bem solto. O Vítor [Pereira] nos pediu para procurarmos movimentar bastante na frente, não ficar só em uma posição. Isso ajuda nosso estilo de jogo, para o adversário não conseguir nos marcar facilmente. Temos muito a evoluir ainda, mas hoje fizemos um grande jogo."
Willian, sobre o plano de VP para a partida

O Corinthians agora tem teste de fogo antes da sequência de partidas decisivas: visita o Atlético-MG, às 18 horas (de Brasília) de domingo (24), no compromisso que abre as quatro semanas de jogos de mata-mata. Depois de BH, o Alvinegro viaja a Goiânia para enfrentar o Atlético-GO, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil, e na semana seguinte pega o Flamengo, pelo primeiro compromisso das quartas da Libertadores.

"A gente teve que se adaptar durante o jogo para flutuar um pouco ali nas costas dos volantes. Esse jogo encaixou muito bem, a gente pôde fazer boas jogadas. Vamos fazendo esse rodízio, porque tivemos um bom entrosamento no jogo e espero que isso ainda melhore nos próximos."
Yuri Alberto, sobre o encaixe com os companheiros

Corinthians